DOCUMENTÁRIOS E DOCUMENTALISTAS ANTIOQUIANOS. Sentido e prática de uma ocupação que narra uma região

Autores

  • Mónica Valle Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.
  • Santiago Gómez Sánchez Universidad de Antioquia.
  • José Miguel Restrepo Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid
  • Juan Andrés Gómez Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid
  • Wilmar Raigosa Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n21a1

Palavras-chave:

Documentário, vídeo, audiovisual, cinema, narrativa, pesquisa audiovisual, tratamento audiovisual, estética.

Resumo

Para o crítico de cinema Luis Alberto Álvarez, "As únicas razões reais para a existência do documentário colombiano [Cine] são duas: criar o espelho de nossa própria identidade e a possibilidade de expressão artística, pessoal e socialmente significativa. Este artigo apresenta alguns dos resultados da pesquisa documental e documentarista Antioqueños que teve entre seus objetivos analisar a estrutura narrativa e a proposta estética do trabalho dos realizadores de documentários Antioqueños Carlos Bernal, Oscar Mario Estrada e José Miguel Restrepo Moreno. Especificamente, este texto expõe apenas os achados relacionados aos temas e cenários, bem como a metodologia utilizada no estudo.  Constata-se que o tema das crianças é recorrente nesses documentalistas, bem como em suas cosmovisões de cidade e ruralidade. O universo narrativo de Bernal também inclui as tarefas dos ofícios e da música. Os ambientes e personagens de Oscar Mario Estrada narram, criam e recriam o sentido de expressão humana popular que geralmente passa despercebido no cotidiano. A narrativa experimental e desconstrutiva de José Miguel Restrepo torna visível um mundo agitado por tempos, personagens, lugares, histórias e animais que cruza na edição para colocar em primeiro plano a experiência vital da marginalidade. Na produção desses cineastas documentários, fragmentos de cultura, território, contemplados, escutados, sentidos, percebidos e vividos são capturados.

Métricas do artigo

|Resumo: 740 | PDF (Español (España)): 335 | HTML (Español (España)): 502 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Mónica Valle, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.

Doctora en Estudios Científicos y Sociales- Universidad Jesuita de Guadalajara-México-Iteso. Magister en Comunicación- Universidad Iberoamericana de México-Plantel Santa Fe- UIA.
Especialista en Gerencia de la Comunicación- Universidad Pontificia Bolivariana Medellín- UPB. Comunicadora Social-Periodista- Universidad de Antioquia- Colombia. Docente e investigadora del Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. En la investigación participó en la construcción de la metodología, análisis e interpretación de datos y redacción del artículo.

Santiago Gómez Sánchez, Universidad de Antioquia.

Magíster en Literatura y candidato a Doctor en Literatura de la Universidad de Antioquia. Docente en el Área de Lingüística y Literatura de la Universidad de Antioquia. En la investigación realizó el análisis crítico de cada uno de los documentales estudiados.

José Miguel Restrepo, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid

Profesor Asociado de la Facultad de Comunicación Audiovisual del Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. Magister en Educación y Desarrollo Humano; Comunicador Social de la Universidad Pontifica Bolivariana. En la investigación participó como investigador principal, aportó a la construcción del proyecto, la metodología, administración y coordinación de personal y recurso financiero, sistematización de datos, análisis e interpretación de datos.

Juan Andrés Gómez, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid

Profesor de catedra y Comunicador Audiovisual del Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. En la investigación fue Co-investigador. Realizó sistematización de datos, análisis e
interpretación de datos y análisis crítico.

Wilmar Raigosa, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid.

Comunicador Audiovisual- Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. En la investigación participo como co-investigador. Realizó sistematización de datos.

Referências

Aumont, J.; Bercala, A.; Vernet, M. (1983). Estética del cine: espacio fílmico, montaje narración, lenguaje. Editorial Piados Comunicación, Barcelona.

Argullol, R (1983). La atracción del abismo. Barcelona: Editorial Bruguera.

Balandier, G. (1992). El poder en escenas. De la representación del poder al poder de la representación. Paidós, Barcelona.

Barthes, R. (1973). El placer del texto. Siglo XXI editores, Madrid.

Bordwell, D.(1985). La narración en el cine de ficción. Editorial Paidós, Barcelona. Bourdieu, P. (1997). Sobre la Televisión. Anagrama. Barcelona.

Calabresse, O. (1989). La era neobarroca. Ed. Cátedra, Madrid.

Cassany, D. (2000). Describir el escribir.

Casseti y Di Chio (1991). ¿Cómo analizar un film? Paidós, Ibérica S.A. Chion, M. (1999).El Sonido. Paidós. Barcelona.

D´abbraccio Krentzer, G. (2015). La Industria del cine en Colombia. Entre el optimismo ingenuo y el pesimismo crónico. Revista Luciérnaga Comunicación, 7(14), 36-45. Doi: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v7n14a1

Debray, Régis. (1992). Vida y muerte de la imagen. Historia de la mirada en occidente. Paidós, Barcelona.

Eisenstein, S. M.(2001). Hacia una Teoría del Montaje. Paidós. Barcelona.

Estrada Vásquez, O. (2015). El Cine Colombiano y su correlato en la historia. Revista Luciérnaga Comunicación, 7(14), 22-35. Recuperado de: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/ luc/article/view/816

Estrada Vásquez, O. (2015). El audiovisual patrimonio cultural: catálogo de la obra audiovisual de Oscar Mario Estrada. Revista Luciérnaga Comunicación, 4(7), 65-71. Recuperado de: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/ luc/article/view/249

García Ángel, A. (2015). Televisión en Colombia: surgimiento de los canales regionales. Revista Luciérnaga Comunicación, 4(7), 23-35. doi: https://doi.org/10.33571/revistalucierna ga.v4n7a3

Gauthier, Guy. (1992). Veinte Lecciones sobre la Imagen y el Sentido. Cátedra.

Gómez Sánchez, Santiago (2018). Régimen de criterios. Cines y Cineastas colombianos. deliberar. Casa Editora. Medellín.

Gómez, Sánchez. Santiago (2013). Madera Salvaje. Obtenido de El cine de José Miguel Restrepo Moreno. Tomado de : http://realidadescontadasaudiovisuales. blogspot.com/2016/04/el-cine-de-josemiguel-restrepo-moreno.html

Gómez, Santiago Andrés (2017). Un intercuadro, un cuadro entrometido, en El eco de la voz del viento (Estrada, 2011). Recuperado de: http://maderasalvaje2017.blogspot.com /2017/06/el-audiovisual-en-antioquia-c2009.html

Gómez, Santiago Andrés (2017). El audiovisual en Antioquia. (c. 2009). Recuperado de: http://maderasalvaje2017.blogspot.com /2017/06/el-audiovisual-en-antioquia-c2009.html

Groupe, U. (1992). Tratado del Signo Visual. Cátedra. Madrid.

Gruzinski, S. (1995). La guerra de las imágenes. De Cristóbal Colón a BladeRunner, Fondo de Cultura Económica, México.

Leroi-gourham, Andrei (1971). El gesto y la palabra, Ediciones Biblioteca de la Universidad Central de Venezuela, Caracas.

López Cerquera, N. (2017). Cine con mirada local. Práctica política que recupera y resiste. Luciérnaga, 9(18). doi: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n18a1

Mckee, R.(2002). El guion. Sustancia, estructura, estilo y principios de la escritura de guiones. Alba Editorial, Barcelona.

Pérez - Tornero, J. (2000). Comunicación y Educación en la Sociedad de la información. Paidós.

Restrepo - Moreno, J. (2015). La pornomiseria del actor de cine y tv: a propósito de la muerte de “aranguito”. Revista Luciérnaga Comunicación, 2(4), 49-60. Recuperado de: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/ luc/article/view/262

Rojas Hernández, E. (2015). Cine de arte y ensayo en Colombia: Los viajes del viento (2009), El vuelco del cangrejo (2010), La sirga (2012), Porfirio (2012) y La Playa D.C. (2012). LUCIÉRNAGA, 7(14), 1-21. Recuperado de: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/815

Tarkivski, A.(1993). Esculpir en el tiempo. Centro Universitario de Estudios Cinematográficos. Universidad Nacional Autónoma de México, México.

Valle Flórez, M. (2015). Research in Communication in Antioquia Colombia. Luciérnaga/communication journal, year 6, N12. Pages. 54-72. Disponible en: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/530/565

Valle, F. Mónica; Ruiz & Otras. (2015). Etnografía de la Teleaudiencia de Medellín. Hábitos, uso y contextos de consumo. Revista Luciérnaga Comunicación, Año 6, N11. Págs. 1-14. doi: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v6n11a1

Valle Florez, Mónica María (2015). Metáfora de la moda y de la percepción en la construcción social y cultural del clúster textil/ confección, diseño y moda de Antioquia. Revista Politécnica. [S.l.], v. 6, n. 11, p. 38 - 45. Disponible en: https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/pol/article/view/166

Verón, E.(2001). El Cuerpo de las Imágenes. Norma. Bogotá.

Vogler, Christopher. (2003). El viaje del escritor. Intermedio, Bogotá.

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Valle, M., Gómez Sánchez, S., Restrepo, J. M., Gómez, J. A., & Raigosa, W. (2019). DOCUMENTÁRIOS E DOCUMENTALISTAS ANTIOQUIANOS. Sentido e prática de uma ocupação que narra uma região. Luciérnaga Comunicación, 11(21), 5–39. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n21a1

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>