Modelos pedagógicos e estratégias para a integração de conhecimentos em Instituições Educativas de Medellín

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v10n20a5

Palavras-chave:

Educaçao, qualidade, PEI, gestão educativa, gestão acadêmica, cobertura educativa.

Resumo

O artigo apresenta alguns dos resultados da análise dos projetos educacionais institucionais - PEI, das instituções educativas – IE - do programa de cobertora educativa da cidade de Medellín. Neste estudo foram identicados os modelos pedagógicos, as estratégias para a integração de conhecimentos e para a articulação de expressões culturais que as IE levam a cabo. Entre os resultados é comprovado que os atuais processos educativos estão exigindo aumentar as marcas dos modelos pedagógicos tradicionalmente concebidos. Em quanto às estratégias pedagógicas se destacam como as mais implementadas a vigilância e o controle, as menos incomuns são o uso das TIC e o currículo exível. Entre as emergentes o emprendimiento, os laboratórios e os centros de aprendizagem. Algumas das ações educativas mais inovadoras que se destacam são a cátedra para a felicidade e o bom viver; os programas da cidade viva, cultura da legalidade, o plano canguru e o leitor.

Métricas do artigo

|Resumo: 652 | PDF (Español (España)): 308 | HTML (Español (España)): 1206 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Mónica Valle

Doctora en Estudios Científcos y Sociales- Universidad Jesuita de Guadalajara-México-Iteso. Magister
en Comunicación- Universidad Iberoamericana de México-Plantel Santa Fe- UIA. Especialista en
Gerencia de la Comunicación- Universidad Pontifcia BolivarianaMedellín- UPB. Comunicadora
Social-Periodista- Universidad de Antioquia- Colombia. Directora del Grupo de Investigación- GIC,
docente e investigadora del Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. Email:
mmvalle@elpoli.edu.co

Álvaro Ramírez

Economista Universidad UCC, Egresado de maestría en ciencias de la administración Universidad Eat.
Consultor y Profesor en Varias Universidades de Medellín. Email: aaramires@gmail.com

Referências

De Subiría Samper, J., (2006). Los modelos pedagógicos. Hacia a una pedagogía dialogante. Magisterio Editorial.

Ministerio de Educación Nacional. Ley 115 de Febrero 8 de 1994, por la cual se expide la ley general de educación. Disponible en http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-85906_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional. Decreto 1860 de Agosto 3 de 1994, por el cual se reglamenta parcialmente la Ley 115 de 1994, en los aspectos pedagógicos y organizativos generales. Disponible en: http://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86240_archivo_pdf.pdf

Ministerio de Educación Nacional. Decreto 1075 del 26 de marzo de 2015. Disponible en: http://redes.colombiaaprende.edu.co/ntg/men/pdf/decreto_1075_de_2015.pdf

Tunnermann, C. (2008). Módelos educativos y académicos. Hispamer. Disponible en https://www.enriquebolanos.org/media/publicacion/Modelos%20educativos%20y%20academicos.pdf

Valle, F. Mónica y Ramírez, Álvaro (2016). Gestión de los PEI en instituciones con cobertura educativa de Medellín. Revista Luciérnaga /Comunicación. Año 8, N16. Págs.69-78. DOI: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v8n16a6

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Valle , M., & Ramírez, Álvaro. (2018). Modelos pedagógicos e estratégias para a integração de conhecimentos em Instituições Educativas de Medellín. Luciérnaga Comunicación, 10(20), 84–97. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v10n20a5

Edição

Seção

Artigos