Brecha digital e Covid-19: percepções e dificuldades. Um estudo em três instituições de ensino em Antioquia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n24a7

Palavras-chave:

TIC, brecha digital, ambientes alternativos de aprendizagem, educação, conectividade, comunidade educativa, Covid-19

Resumo

Este estudo apresenta a forma como três instituições educativas experimentaram a brecha digital no cenário da quarentena vivida na Colômbia motivada pelo Covid-19 e que afectou a modalidade presencial nos processos educativos. Foi abordada uma etnografia digital, a qual permitiu a abordagem das percepções que a educação em ambientes de aprendizagem alternativos gerou nos estudantes, professores e pais de famílias. Após uma exploração do conceito de brecha digital, são apresentados os resultados, onde são
evidenciados os múltiplos níveis em que a brecha opera, a partir das percepções dos grupos sociais abordados no estudo. Ao longo do texto, são fornecidas evidências para
argumentar que a brecha digital não é outra coisa que a manifestação, noutros ambientes (de
aprendizagem, neste caso), da profunda brecha social que vivem muitos cidadãos do mundo
contemporâneo.

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Biografia do Autor

Carlos Andrés Arango Lopera, Universidad Católica de Oriente

Comunicador, Magíster y Doctorando en Filosofía. Líder grupo de investigación Communis, programa de Comunicación Social, Universidad Católica de Oriente. Áreas de trabajo: imaginarios, música, consumo. Autor principal. Orientó la metodología, supervisó los instrumentos de investigación, redacción y edición de la versión final.

Diana Castaño

Especialista en Pedagogía y Didáctica. Licenciada en Educación Básica Primaria. Experiencia en docencia en educación primaria. Participó en la discusión de la pregunta, la metodología, el trabajo de campo y el análisis de resultados. Aplicación de instrumentos y estado del arte.

Katerine Cuervo Botero

Especialista en Pedagogía y Didáctica. Licenciada en Educación Básica con énfasis en humanidades y lengua castellana. Experiencia en Docencia en educación primaria. Participó en la discusión de la pregunta, la metodología, el trabajo de campo y el análisis de resultados. Aplicación de instrumentos y estado del arte.

Yus Deisy Baena

Especialista en Pedagogía y Didáctica. Licenciada en educación básica con énfasis en matemáticas. Experiencia en Docencia en educación primaria y secundaria. Participó en la discusión de la pregunta, la metodología, el trabajo de campo y el análisis de resultados. Aplicación de instrumentos y estado del arte.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Arango Lopera, C. A., Castaño, D. ., Cuervo Botero, K. ., & Baena, Y. D. . (2020). Brecha digital e Covid-19: percepções e dificuldades. Um estudo em três instituições de ensino em Antioquia. Luciérnaga Comunicación, 12(24), 111–134. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n24a7

Edição

Seção

Artigos