Elementos de um debate epistemológico pela Nova Educação Contábil

Autores

  • Yuliana Gómez Zapata Tecnológico de Antioquia
  • Héctor José Sarmiento Ramírez Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid

Palavras-chave:

educação contábil, epistemología das ciencias sociais, educação sócio-crítica

Resumo

A educação segue sendo um dos principais temas de discussão para a academia contábil a pesar de que suas problemáticas têm sido sobre diagnosticadas por académicos e estudantes. Na mesma via, este escrito propõeumarevisão epistemológica das correntes de pensamentomais relevantes das ciênciassociais como o Positivismo Comtiano, o Neo-positivismo do Círculo de Viena, o Racionalismo Crítico de Popper, e a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt a partir de um tipo de investigação qualitativo e um método hermenéutico, com o propósito de propor miradas diferentes a o convencionais respeito da educação contábil, aquela que se centrou em posturas tradicionais e que privilegia a formação técnica dos estudantes acima da formação científica e humana.

Métricas do artigo

 Resumo: 946  PDF (Español (España)): 1907 

Biografia do Autor

Yuliana Gómez Zapata, Tecnológico de Antioquia

Yuliana Gómez es Contadora Pública y Magister en Ciencias Contables por la Universidad de Antioquia. Miembro de la Red Colombiana de Editores y Revistas Contables Reditores, editora de la revista En-Contexto y profesora investigadora del Tecnológico de Antioquia

Héctor José Sarmiento Ramírez, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid

Héctor José Sarmiento es Contador Público de la Universidad de Ibagué y Magister en Ciencias de la Administración por la Universidad Nacional de Colombia. Director del grupo de investigación Colectivo Likapaăy del Politécnico Colombiano en Medellín, donde es Profesor Investigador Asociado

Referências

ADORNO, Theodor. y HORKHEIMER, Max. (1998). Dialéctica de la ilustración: fragmentos filosóficos. 2ª. ed. Madrid: Trotta.

ALTUVE, José Germán (2010). El pensamiento crítico y su inserción en la educación superior. Mérida: Actualidad Contable FACES Vol.13 N° 20, pp.5 -18.

AYUSTE, Ana, FECHA, Ramón, LÓPEZ, Fernando y LLERAS, Jordi. (2006). Planteamientos de la pedagogía crítica: Comunicar y transformar. 6ª. ed. Barcelona: Grao.

COMTE, Auguste. y DAILLIE, Marius. (1935). Cours de philosophie positive. (1ª. ed.) París, Francia: Librairie Larousse.

COMTE, Auguste. (1962). Discurso sobre el espíritu positivo. 4ª. ed. Buenos Aires: Aguilar.

GÓMEZ, Mauricio. (2004). Breve introducción al estado del arte de la orientación crítica en la disciplina contable. Medellín: Contaduría Universidad de Antioquia, N° 45, Pp. 115-132.

GÓMEZ, Yuliana. (2012). Pensar y renovar los modelos de educación contable: Una discusión pendiente. Teuken Bidikay Vol. 3 N° 3, Pp. 59-74. Medellín: Politécnico Colombiano.

HORKHEIMER, Max. (2003). Teoría crítica. 1ª. ed. Buenos Aires: Amorrortu.

MALDONADO, J. (2000). Hermenéutica y pedagogía. El problema de la educabilidad. Bogotá: Investigación educativa y formación docente. Vol. 2 N° 5-6, Pp. 85-94.

MARDONES, José María. (1991). Filosofía de las ciencias humanas y sociales: materiales para una fundamentación científica. 1ª. ed. Madrid: Anthropos.

MARTÍNEZ, Guillermo León. (1999). La formación humanística. Una mirada desde la óptica de la disciplina contable. Porik An, N° 01, Popayán: Universidad del Cauca. Pp. 13-34.

MARTÍNEZ, Miguel. (2004). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. 1ª. ed. Méjico: Trillas.

PADRÓN, José. (2007). Tendencias epistemológicas de la Investigación Científica en el Siglo XXI. (Santiago de Chile). Cinta de Moebio. Revista de Epistemología de Ciencias Sociales, Universidad de Chile, 28, 1-28. http://padron.entretemas.com/Tendencias/ TendenciasRecientesEpistemologia_Padron.pdf. Consultado: 2 de febrero de 2012.

PAREDES, Gustavo. (2009). Críticas epistemológicas y metodológicas a la concepción positivista en las ciencias sociales. Ensayo y Error, Vol. XVIII, N° 36. Pp. 143-169. Caracas.

POPPER, Karl. (1998). Realismo y el objetivo de la ciencia. 2ª. ed. Madrid: Tecnos.

VASCO, Carlos Eduardo. (1989). Tres estilos de trabajo en ciencias sociales. Documentos ocasionales –CINEP- Bogotá. Disponible en Internet: http://www.scribd. com/doc/20133018/Tres-estilos-de-trabajo-en-las-Ciencias-Sociales. Consultado: 19 de octubre de 2010.

WALSH, Catherine. (2002). Indisciplinar las Ciencias Sociales. Geopolíticas del conocimiento y colonialidad del poder. Perspectivas desde lo andino. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar – Abya-Yala. 248 pp.

ZEMELMAN, Hugo (2012). Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa En: Praxis Educativa Vol. 7 N° 1. Punta Grossa (Bra.). Pp. 53-68.

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Gómez Zapata, Y., & Sarmiento Ramírez, H. J. (2016). Elementos de um debate epistemológico pela Nova Educação Contábil. Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana De Investigación En Organizaciones, Ambiente Y Sociedad, 7(9), 55–73. Recuperado de https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/teu/article/view/1009

Edição

Seção

Artículos