A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE COMO OBJETO DE ESTUDO E A SUA POSSÍVEL ABORDAGEM A PARTIR DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n21a7

Palavras-chave:

Felicidade, psicologia positiva, comunicação e felicidade.

Resumo

São apresentados os resultados de uma revisão da construção da felicidade como objeto de estudo nas ciências sociais com ênfase no campo da comunicação. Identificou-se que a felicidade é um conceito polissêmico que dificulta sua construção como objeto. No entanto, alguns cientistas determinaram indicadores econométricos para abstraí-la, correndo o risco de hegemonizar uma única forma de entender a felicidade. Conclui-se que a comunicação tem um alto potencial de pesquisa e trabalho teórico sobre o tema, pois pode contribuir criticamente para a compreensão da felicidade na sociedade contemporânea.

Métricas do artigo

 Resumo: 892  PDF (Español (España)): 290  HTML (Español (España)): 1111 

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Óscar Julián Cuesta Moreno, Universidad Javeriana.

Magister en educación. Profesor del Departamento de Formación de la Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colombia.

Referências

Aliaga Lordemann, J., Gantier Mita, M., & Herrera Jiménez, A. (2015). Productividad y Felicidad:¿ Las Personas más Productivas son más Felices?(No.13/2015).

Aliaga, J. Herrera, A. Gantier, M. Serrudo, L. Carvajal, M. (2015). Avances de la economía de la felicidad en bolivia. En línea: http://www2.hss.de/fileadmin/americalatina/Bolivia/downloads/Libro_economia_felicidad.PDF.

Amaro La Rosa (2012). Comunicación y felicidad. En: Rosario Alarcón Alarcón (Dir.). Psicología positiva. La Molina: Universidad Femenina del Sagrado Corazón - UNIFÉ39-54.

Beytía, P. (2015). El potencial político de la felicidad: fundamentos científicos y de aplicación gubernamental. Persona Y Sociedad, Vol. XXIX / Nº 3, pp. 59-86.

Beytía, P., Calvo, E. (2011). ¿Cómo medir la felicidad? Claves para Políticas Públicas 4, 1-10 .

Cuesta, O. y Lora, M. (2015). La mediación creativa. Un cercamiento a su construcción conceptual. Revista Luciérnaga-Comunicación, Año 7 (14). Págs. 46-63. Disponible en: http://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/818.

Chicaiza, Tania. 2012. “Vendiendo felicidad: el nuevo paradigma de las marcas”, en: Revista Retos, Año 2, Núm. 3, pp. 37-50.

García Molina, Mario; Chicaíza Becerra, Liliana Alejandra. (2013). Felicidad: ¿reemplazar o mejorar la utilidad subjetiva? Cuadernos de Economía, vol. XXXII, núm. 60, julio-diciembre, pp. 363-368.

Gómez, J. (2017). El engaño de la ‘superación personal’. El Espectador. En línea: http://www.elespectador.com/opinion/el-engano-de-la-superacion-personal-columna-706103.

Grajales, D. (2015). La felicidad según Veenhoven . En línea http://www.elmundo.com/portal/culturacultural/la_felicidad_segu_veenhoven.php#.WZIuptLyiig.

Jordá, M.,Teresa Pellicer. (2013). La promesa de felicidad en los mensajes de la publicidad comercial/The promise of happiness in the messages of commercial publicity. Pensar La Publicidad, 7(1), 13-23.

Martínez, E. (2008). Una mirada sociológica en el estudio de la felicidad: en respuesta a ruut veenhoven. En línea: http://eva.fcs.edu.uy/pluginfile.php/775 01/mod_folder/content/0/1-Textos%20o bligatorios/Oblig38Mart%C3%ADnezAl varez2008UnamiradasociologicaFelicida d.pdf?forcedownload=1

Muñiz-Velázquez, J. A., & Álvarez-Nobell, A. (2013). Comunicación positiva: la comunicación organizacional al servicio de la felicidad. Vivat Academia, 15(124), 90-109.

Oxa Gerónimo, Alcides Valentín, Arancibia Romero, Cristina, & Campero Encinas, Sergio. (2014). Economía de la Felicidad: evidencia empírica para Latinoamérica. Revista Perspectivas, (34), 159-180.

Rodríguez Díaz, José Antonio; Yter Gimeno, Mireia; Arroyo Moliner, Liliana; (2016). El campo de definición de la felicidad por las Ciencias Sociales: una aproximación desde el Análisis de Redes Sociales. Redes. Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, Vol.27,#2. 45-71.

Rodríguez, M. (2014). Reflexiones sobre desarrollo humano: diálogo entre el estudio de las representaciones sociales de la noción de felicidad y los discursos expertos en psicología positiva. En: Memorias del Primer Encuentro Latinoamericano de Investigación en Psicología. Neiva: Universidad Cooperativa de Colombia. Pp 285-305.

Rojas, M. (2009). Economía de la felicidad. El Trimestre Económico, vol. LXXVI (3), núm. 303, pp. 537-573.

Roque, B. (2011). La psicología positiva como texto: análisis crítico del discurso de la felicidad. [tesis doctoral]. Gurabo: Universidad del Turabo.

Santa, L. Fernández, J. (2012). Felicidad, desigualdad, religión y capital social, Revista Economicus Heterodoxus, No.1, pp.11-32.

Veenhoven, R. (2001). Calidad de vida y felicidad: no es exactamente lo mismo. Centro Scientifico Editore, pp. 67-95.

Veenhoven, R. (2013). Más felicidad para un mayor número de personas ¿Es posible esto en México? En: Ranking de Felicidad en México, Manzanilla-Prieto F. (Ed.), Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla, pp. 33-53.

Felicidad Nacional Bruta. Psychosocial Intervention, 18(3), 279-299.

Vega, L. Osorio, A. (2016). Economía de la felicidad: bienestar subjetivo y objetivo. Revista Plout0s. Vol. 6, Núm. 2, 4 – 13.

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Cuesta Moreno, Óscar J. (2019). A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE COMO OBJETO DE ESTUDO E A SUA POSSÍVEL ABORDAGEM A PARTIR DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO. Luciérnaga Comunicación, 11(21), 140–155. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n21a7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)