O discurso Godardiano em Vivre Sa Vie (1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n23a7

Palavras-chave:

Vivre sa vie, linguagem cinematográfica, Jean-Luc Godard, teatro épico, narrativa paramétrica, cânone cinematográfico hegemônico de Hollywood, narrativa, estética.

Resumo

A reflexão é apresentada como resultado da análise do filme Vivre sa vie (Godard, 1962) que foi baseado na proposta de Jacques Aumont e Michell Marie (1990), nas teorias de Bordwell, Burch e Bergala, bem como em entrevistas com especialistas em cinema na cidade de Medellín. A forma de viver o cinema implica a idéia canônica de entretenimento, para Godard, envolve também a capacidade de construir metáforas e idéias para um espectador reflexivo. Este diretor propõe um modelo desafiador e transgressivo com um discurso de colagem, o que constitui um desafio mental para o público. Em Vivre sa vie, ele apresenta “novos” modelos de cinematografia como o teatro épico e a narrativa paramétrica, que trazem novos argumentos renovadores para o cinema.

Métricas do artigo

|Resumo: 414 | PDF (Español (España)): 241 | HTML (Español (España)): 74 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Santiago Andrés Segura Berrío

Comunicador e Jornalista da Corporação Universitária Lasalliana. Sua pesquisa, “Transgressões do cânone do filme de Hollywood em Vivre sa vie (1962) de Jean-Luc Godard”, foi apresentada no evento institucional Show Audiovisual de 2017.

Referências

Arias, M. F. (7 de Diciembre de 2017). Canon fílmico hegemónico hollywoodense. (S. A. Berrío, Entrevistador)

Aumont, J., Bergala, A., Michel, M., & Vernet, M. (2008). Estética del cine. Buenos Aires: Paidos comunicación.

Baecque, A. D. (2004). Una cinefilia a contracorriente: La Nouvelle Vague Y El Gusto Por el cine Americano. Barcelona: Paidós Colección.

Bibian, D. J. (26 de Junio de 2006). Análisis intertextual del film “Vivir su vida”. Madrid.

Bordwell, D. (1985). La narración en el cine de ficción. Barcelona: Ediciones PaidósIbérica, S.A.

Bordwell, D. (1996). La narración canónica. Barcelona: Editorial Paiadós.

Burch, N. (1979). Praxis del cine. Madrid: Editorial Fundamentos.

Burch, N. (4 de 12 de 1987). El tragaluz del infinito. Madrid: CÁTEDRA. Obtenido de http://www.hamalweb.com.ar/hamal/textos/burch-el-tragaluz-del-infinito-publi.pdf.pdf

Churion, R. (5 de Septiembre de 2005). Análisis comparativos entre los estilos de dirección cinematográfica de la Nouvelle Vague y Hollywood. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello.

David Bordwell, K. T. (1997). El cine clásico de Hollywood: estilo cinematográfico y modo de producción hasta 1960. Barcelona: Paidós Comunicación Cine.

GIL, M. M. (25 de Agosto de 2001). Wollheim: «No entiendo cómo se aplica el minimalismo a la arquitectura o la moda». Obtenido de HEMEROTECA : http://www.abc.es/hemeroteca/historico-25-08-2001/abc/Cultura/wollheim-no-entiendo-como-se-aplica-el-minimalismo-a-la-arquitectura-o-la-moda_42270.html

Godard, J.-L. (Dirección). (1960). À bout de souffle [Película].

Godard, J.-L. (Dirección). (1962). Vivre sa vie [Película].

Godard, J.-L. (Dirección). (1963). Le mépris [Película].

Habermas, J. (1994). Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Ediciones Cátedra.

Jacques Aumont, M. M., & Marie, M. (1990). Análisis del film. Barcelona: PAIDOS IBERICA.

Joly, M. (2005). El enfoque semiológico. En M. Joly, La imagen fija (págs. 17-47). Buenos Aires: LA MARCA.

Llosa, M. V. (2012). La civilización del espectáculo. Madrid: Editorial alfaguara.

Ministerio de Educación Nacional de Colombia . (2017). Propuesta de documento de discusión para la formulación de lineamientos sobre pertinencia en la educación superior colombiana. Bogotá.

Ministerio de Educación, C. y. (Dirección). (2002). Amar el cine [Película].

Mitry, J. (2002). Estética y psicoanálisis del cine. Madrid: Siglo XXI de España Editoriales, S.A.

Olaskoaga, A. (2015). El mercado del cine en EEUU octubre 2015. Los Ángeles: Estudios de Mercado.

Piaget, J. (2009). La psicología de la inteligencia. Barcelona: Biblioteca de Bolsillo.

Pineda, C. M. (19 de Enero de 2018). Canon fílmico hegemónico hollywoodense. (S. A. Berío, Entrevistador)

Roland, B. (1971). Elementos de semiología. En B. Roland, Elementos de semiologia (pág. 9). Madrid: Comunicación Serie B.

Sampieri, Fernandez, & Batista. (2006). Metodología de investigación. Ciudad de México: MCGRAW-HILL.

Sirk, D. (Dirección). (1955). All that Heaven Allows [Película].

Sorini, P. (1996). Cines europeos, sociedades europeas 1939-1990. Barcelona: Paidós Iberica .

Truffaut, F. (Dirección). (1961). Jules et Jim [Película].

Wilder, B. (Dirección). (1959). Some Like It Hot [Película].

Wilder, B. (Dirección). (1960). The Apartment [Película].

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Segura Berrío, S. A. (2020). O discurso Godardiano em Vivre Sa Vie (1962). Luciérnaga Comunicación, 12(23), 147–161. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n23a7

Edição

Seção

Artigos