Por um jornalismo cívico e comunitário
Palavras-chave:
Jornalismo, ética, meios de comunicação, confiançaResumo
Este ensaio pretende reflectir sobre algumas transformações necessárias no trabalho
jornalístico como consequência da convergência digital e da perda de credibilidade. O objectivo é oferecer certas chaves que permitam que o jornalismo e os meios de comunicação recuperem a confiança dos cidadãos a partir de uma abordagem construtiva, cívica e de proximidade. Estes compromissos com a informação local, propositiva e de serviço com a comunidade são importantes para recuperar o papel social do jornalista como actor que reporta sobre os assuntos públicos e, portanto, sobre os temas que afectam tanto a vida quotidiana como no funcionamento do sistema democrático. Finalmente, são listadas certas competências relacionadas com o digital e o multimédia, dada a actual evolução da comunicação e do jornalismo.
Métricas do artigo
Resumo: 261 PDF (Español (España)): 141Referências
Aalberg, T., Papathanassopoulos, S., Soroka, S., Curran, J., Hayashi, K., Iyengar, S., Jones, P. K., Mazzoleni, G., Rojas, H., & Rowe, D. (2013). International TV news, foreign affairs interest and public knowledge: A comparative study of foreign news coverage and public opinion in 11 countries. Journalism Studies, 14(3), 387-406. https://doi.org/10.1080/1461670X.2013.765636
Adsera, A., Boix, C., & Payne, M. (2003). Are you being served? Political accountability and quality of government. The Journal of Law, Economics, and Organization, 19(2), 445-490. https://doi.org/10.1093/jleo/ewg017
Barrios, M. M., & Miller, T. (2020). Voices of Resilience: Colombian Journalists and Self-Censorship in the Post-Conflict Period. Journalism Practice. 1-18. https://doi.org/10.1080/17512786.2020.1778506
Blanco-Herrero, D., & Arcila-Calderón, C. (2019). Deontología y noticias falsas: estudio de las percepciones de periodistas españoles. El Profesional De La Información (EPI), 28(3). https://doi.org/10.3145/epi.2019.may.08
Bourdieu, P. (1996). Sobre la televisión. Anagrama.
Bronner, L. [lucbronner] (20 de enero del 2020). Entre 2018 et 2019, le Monde a réduit de 14% le nombre total d'articles publiés (-25% en 2 ans). Plus de journalistes (près de 500 désormais), plus de temps pour enquêter. Résultat ? L'audience web a fortement progressé (+11%) comme la diffusion (print et web) du journal (+11%) [Tweet]. Recuperado de https://bit.ly/3nhFj1o.
Corporación Latinobarómetro. (2018). Latinobarómetro 2018. Santiago de Chile. Recuperado de https://bit.ly/3lh4jp4.
DANE. (2019). Encuesta de cultura política (ECP). Recuperado de: https://bit.ly/39qnA1o.
Entman, R. M. (1993). Framing: Toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, 43(4), 51-58. https:////doi.org/10.1111/j.1460-2466.1993.tb01304.x
Fundación para la Libertad de Prensa. (2019). Cartografías de la información. Recuperado de https://bit.ly/2GR0Xu5.
Gabilondo, I. (2011). El fin de una época: sobre el oficio de contar las cosas. Barril Barral.
Gentzkow, M., Shapiro, J. M., & Sinkinson, M. (2011). The effect of newspaper entry and exit on electoral politics. American Economic Review, 101(7), 2980-3018. https://doi.org/10.1257/aer.101.7.2980
Giraldo-Luque, S., Tejedor-Calvo, S., Portalés-Oliva, M., & Carniel-Bugs, R. (2020). Competencias transmedia en estudiantes de Periodismo: producción y edición de contenidos informativos multimedia. Icono14, 18(2), 84-110. https://doi.org/10.7195/ri14.v18i2.1445
Hagan, H. (2019). ¿Quiénes confían en los medios de comunicación en las Américas? Barómetro de las Américas. Perspectivas #142. Recuperado de https://bit.ly/2uZR3jr
Hanitzsch, T., Van Dalen, A., & Steindl, N. (2018). Caught in the nexus: A comparative and longitudinal analysis of public trust in the press. The International Journal of Press/Politics, 23(1), 3-23. https://doi.org/10.1177/1940161217740695
Helberger, N. (2020). The Political Power of Platforms: How Current Attempts to Regulate Misinformation Amplify Opinion Power. Digital Journalism, 8(6), 842-854. https://doi.org/10.1080/21670811.2020.1773888
Hernández-Cadena, F., Morales, Á L., Camiña, P., Vargas-Pulido, J. D., & Espeleta, C. (2018). Impacto de las redes sociales en el proceso electoral colombiano. En Misión de Observación Electoral (Ed.), Medios de comunicación, redes sociales y democracia. Elecciones presidenciales y legislativas 2018 (pp. 17.38)
Kalogeropoulos, A., Suiter, J., Udris, L., & Eisenegger, M. (2019). News media trust and news consumption: Factors related to trust in news in 35 countries. International Journal of Communication, 13, 22.
Kapuscinski, R. (2003). Los cinco sentidos del periodista: estar, ver, oír, compartir, pensar. Fondo de Cultura Económica.
Ladd, J. M. (2012). Why Americans hate the news media and how it matters. Princeton University Press.
Lakoff, G. (2007). No pienses en un elefante: lenguaje y debate político. Editorial Complutense.
Luhmann, N. (1996). The reality of mass media. Stanford University Press.
Manin, B. (1997). The principles of representative government. Cambridge University Press.
McCombs, M. E., & Shaw, D. L. (1972). The agenda-setting function of mass media. Public Opinion Quarterly, 36(2), 176-187.
Newman, N. (2020). Periodismo, medios y tecnología: tendencias y predicciones para 2020. Recuperado de https://bit.ly/2Ih0DFN.
Newman, N., Fletcher, R., Schulz, A., Andi, S., & Kleis-Nielsen, R. (2020). Digital News Report 2020. Recuperado de http://www.digitalnewsreport.org/
Roitberg, G. (2020). Liza Gross, experta en medios: “El periodismo de soluciones habla con el público y, sobre todo, escucha primero”. La Nación. Recuperado de https://bit.ly/32zrVhA
Sánchez-García, P., García-Orosa, B., López-García, X., & Vázquez-Rodríguez, A. (2019). Perfiles periodísticos emergentes reconocidos en la Universidad: investigación, conceptualización y oferta en el Grado. Trípodos, (45), 157-177.
Sartori, G. (1998). Homo videns: la sociedad teledirigida. Taurus.
Serrano-Puche, J. (2020). Periodismo constructivo: una respuesta a las razones de los usuarios para evitar las noticias. Cuadernos.info, (46), 153-177. https://doi.org/10.7764/cdi.46.1714
Shaker, L. (2014). Dead newspapers and citizens’ civic engagement. Political Communication, 31(1), 131-148. https://doi.org/10.1080/10584609.2012.762817
Snyder Jr, J. M., & Strömberg, D. (2010). Press coverage and political accountability. Journal of Political Economy, 118(2), 355-408. https://doi.org/10.1086/652903
Tsfati, Y., & Cappella, J. N. (2003). Do people watch what they do not trust? Exploring the association between news media skepticism and exposure. Communication Research, 30(5), 504-529. https://doi.org/10.1177/0093650203253371
Valencia-Nieto, D. G., Pereira-González, J. M., & Rodríguez-Leuro, J. A. (2019). Condiciones Laborales y Sociales de los Periodistas en las Regiones de Colombia. Mediaciones Sociales, 18, 85-105. https://doi.org/10.5209/meso.66907
Vallespín, F., & Bascuñán, M. (2017). Populismos. Alianza Editorial.
Waisbord, S. (2018). The elective affinity between post-truth communication and populist politics. Communication Research and Practice, 4(1), 17-34. https://doi.org/10.1080/22041451.2018.1428928
Zimmermann, F., & Kohring, M. (2020). Mistrust, Disinforming News, and Vote Choice: A Panel Survey on the Origins and Consequences of Believing Disinformation in the 2017 German Parliamentary Election. Political Communication, 1-23. https://doi.org/10.1080/10584609.2019.1686095
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a una licencia de Creative Commons Atribución – No comercial – Compartir igual
que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista. - Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto)
- Luciérnaga-Comunicación no cobra tasas o cargos a Autores o colaradores por la recepción, revisión o publicación de artículos (APC -Article Processing Charges/ publication fee).