Tic e educação. Usos de Google Plus no processo de educação – aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n18a3

Palavras-chave:

TIC, Google Plus, ensino, aprendizagem, educomunicação

Resumo

O artigo apresenta os resultados da investigação “usos da rede social Google Plus, numa experiência de educação e aprendizagem da educação universitária”; o foco foi interpretativo, baseado num estudo de caso simples.  As descobertas mostraram que Google Plus, era principalmente usado com fins comunicativos, entre o professor e o estudante. As interações que emergiram ao redor dos espaços que proporciona, tais como conversas, as comunidades, o mensageiro, os hangouts, entre outros, estiveram relacionados específicamente com explicações, lembranças, indicações, recomendações, acordos e a motivação. Outros enfatizaram na expressão de sentimentos, emoções, preferências e interesses.

Métricas do artigo

|Resumo: 587 | PDF (Español (España)): 311 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Karolaim Gutiérrez Valencia, Universidad Tecnológica de Pereira.

Magíster en Educación. Docente, Universidad Tecnológica de Pereira. Email: kagutierrez@utp.edu.co

Referências

Blasco, T., & Otero, L. (2008). Técnicas conversacionales para la recogida de datos en investigación cualitativa: La entrevista. Nure Investigación, 33. Disponible en: http://www.nureinvestigacion.es/FICHEROS_ADMINISTRADOR/F_METODOLOGICA/formet_332622008133517.pdf

Cabero, J. (1992b). Los medios en los centros de enseñanza: la experiencia española, en CMIDE: Cultura, educación y comunicación, Sevilla: Ayuntamiento de Sevilla, 65-76

Castells, M. (2000). Internet y la sociedad red. Lección

naugural del programa de doctorado sobre la sociedad de la información y el conocimiento. Universitat Oberta de Catalunya. Obtenido de http://www.uoc.edu/web/cat/articles/castells/print.html

Coll, C., & Monereo, C. (2008). Psicología de la educación virtual. Aprender y enseñar con las tecnologías de la información y la comunicación. Madrid, España: Ediciones

Morata S.L. Coll, C., Mauri, T., & Onrubia, J. (2008).

Análisis de los usos reales de las TIC en contextos educativos formales: una aproximación socio–cultural. Revista electrónica de investigación educativa. Vol. 10 (1). Obtenido de http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1607-0412008000100001&script=sci_arttext

Coll, C., Onrubia, J., & Mauri, T. (2007). Tecnología y prácticas pedagógicas: las TIC como instrumentos de mediación de la actividad conjunta de. 38(3), 377-400. Universitat de Barcelona, España.

Erickson, F. (1986). Qualitative Research Methodology for Research in EducationalEnvironments. Handbook of Research on Teaching. Michigan University.

González, D., Bermeo, H. P., & Ortiz Lugo, G. (2011). Uso de la Web 2.0 como herramienta de apoyo para investigación

formativa en entornos universitarios. Caso: Facebook. . México. Obtenido de http://www.virtualeduca.info/fveduca/es/mexico20111

López de la Madrid, D. (2013). De las interacciones y las tecnologías invisibles. Obtenido de http://pensandoentic.net/ptic/sobreluisdavidtobon/

Martínez, G. (2012). Redes sociales y ventaja de su uso educativo. Revista Creatividad y Sociedad. Vol 21.

Ministerio de Educación Nacional. (2010). Obtenido de http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-310158.html

Ministerio de TIC. (s.f.). Computadores para Educar. Obtenido de http://www.computadoresparaeducar.gov.co/

Salinas, J. (2004). Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria. http://www.mineducacion.gov.co/cvn/1665/w3-article-310158.html

Stake, R. (1999). Investigación con estudio de casos. Madrid, España: Morata.

UNESCO Institute for Information Technologies (2012). Pedagogies of media and information lietracies.

Yin, R. (1998). El método de casos. Una estrategia de investigación. 47-54. Instituto Tecnológico de Massachusetts.

Zapata, M. G. (2014). Ambientes Educativos Cibermultimediales y el Aprendizaje Autónomo. Revista Luciérnaga/Comunicación, Año 6, N12. Págs. 46-53. Disponible en: http://www.politecnicojic.edu.co/images/downloads/publicaciones/revista-luciernaga/luciernaga-12/pdf/4-ambientes_educativos.pdf

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Gutiérrez Valencia, K. (2017). Tic e educação. Usos de Google Plus no processo de educação – aprendizagem. Luciérnaga Comunicación, 9(18). https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n18a3

Edição

Seção

Artigos