Jornalismo Esportivo. O Futebol é o Rei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v8n16a2

Palavras-chave:

Jornalismo, jogo esportivos, informação, Colômbia, análise quantitativa, El Espectador, futebol

Resumo

No artigo se apresenta os resultados da análise do conteúdo levados a cabo pela seção de esportes do jornal O Espectador. Se estudaram seis semanas compostas que correspondem a dois anos de publicação do jornal. É achado que o futebol, o tênis e o automobilismo são os esportes mais mencionado neste jornal, também que neste tipo de notícias é requerido variedade temática e pluralidade de fontes.

O Espectador realiza um jornalismo “sério”, com vocação informativa que é refletida nos pedaços jornalísticos dele. O epíteto de sério se refere que nos conteúdos desportivos prevalece normalmente a informação da ação atlética e competitiva, e não o aspectos extradeportivos relacionados com a vida pessoal e financeira de desportistas, exdeportistas, técnicos, líderes, entre outras personagens, como isto normalmente é a tendência no jornalismo desportivo, inclusivo de diários generalistas em alguns países do mundo.

Nas observações para os pedaços analisados, também não se acha o abuso da linguagem bélica, erros gramaticais, impropriedades léxicas nem a avaliação meticulosa de aspectos intranscendentes da atividade agonística (competitiva) que normalmente se publicam em outros meios. Não obstante, se sente saudades por um jornalismo esportivo, mas investigativo de denúncia, que permita investigar a fundo nas situações “desviadas” do esporte (corrupção, apostas, dopaje, manipulações administrativas ruins de federações). O trabalho em time com outras seções é fundamental nestes casos.

Métricas do artigo

|Resumo: 917 | PDF (Español (España)): 492 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Lizandro Ángulo Rincón, Universidad del Tolima

Doctor en Comunicación, profesor asociado de la Universidad del Tolima

Antonia Moreno Cano, Universidad Manuela Beltrán, sede Bucaramanga

Doctora en Comunicación, asesora de investigaciones
de la Universidad Manuela Beltrán, sede Bucaramanga

Referências

Alcoba, A. (2005). Periodismo deportivo. Madrid: Síntesis.

Angulo, L. (Enero-Junio de 2015). Análisis, en perspectiva, de los contenidos deportivos de Noticias Uno: ¿Un camino hacia la calidad periodística en televisión? Fonseca Journal of Communication(10), 167-202. Recuperado el 19 de septiembre de 2015, de http://goo.gl/l7B4kr

Bianchi, F. L. (1991). Deporte y periodismo: el problema de la subvaloración. Recuperado el 08 de 08 de 2014, de Facultad de Comunicaciones. Pontificia Universidad Católica de Chile: http://comunicaciones.uc.cl/prontus_fcom/site/artic/20050620/pags/20050620193605.html

Billings, A. C., & Butterworth, M. L. (2012). Communication and Sport. Surveying the Field.thounsand Oaks, California: Sage Publications, Inc.

Boyle, R. (2006). Sports Journalism: Context and Issues. London: Sage Publications.

Bryman, A. y. (2005). Social Research Methods. Canadá: Oxford.

Budd, R. W. (1964). Attention score: a device for measuring news play. Journalism & Mass Communication Quarterly, no. 41. pp. 259-262.

Comité Olímpico Colombiano. (12 de octubre de 2015). Sitio web oficial del Comité Olímpico Colombiano. Obtenido de http://www.coc.org.co/category/ciclo-olimpico/toronto-2015/

Domínguez, J. P. (2006). Ensayo sobre la cuádruple espectacularidad del periodismo deportivo. (c. y. Deporte, Editor) Recuperado el 23 de 09 de 2014, de Revista Razón y Palabra, número 69: http://www.razonypalabra.org.mx/ENSAYO%20SOBRE%20LA%20CUADRUPLE%20ESPECTACULARIDAD%20DEL%20PERIODISMO%20DEPORTIVO.pdf

Garrido, M. (2009). Violencia y sensacionalismo en la comunicación deportiva. En J. M. Montín, Imagen, comunicación y deporte. Una aproximación teórica (págs. 47-77). Madrid: Visión Libros.

Hernández, R., & Fernández, C. y. (2010). Metodología de la investigación. Quinta edición. Lima, Perú: McGraw Hill.

Igartua, J. J. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch.

La República. (21 de 11 de 2012). Último EGM: El Tiempo es el más leído del país; gratuitos y populares siguen consolidándose. Obtenido de http://nochesdemedia.com/2012/11/21/ultimo-egmel-tiempo-es-el-mas-leido-del-pais-gratuitos-ypopulares-siguen-consolidandose/

Labio, A. (2009). Periodismo deportivo y sensacionalismo. Motivos para la reflexión. En J. M. Montín, Imagen, comunicación y deporte (págs. 161-179). Madrid: Visión Libros.

Levinsky, S. (2002). El deporte de informar. Buenos Aires, Argentina: Paidós.

Mangone, C. (1999). El discurso del periodismo deportivo: entre las filosofías de la vida y la guerra por otros medios. Contratexto, revista de la facultad de Ciencias de la Información, Universidad de Lima, 11-18.

Marrero, O. (2011). Fundamentos del periodismo deportivo. San Juan, Puerto Rico: Terranova.

Rojas, J. L. (2011). Periodismo deportivo de calidad. Propuesta de un modelo de libro de estilo panhispánico para informadores deportivos. Madrid: Fragua.

Rowe, D. (2007). Sports Journalism: Still the ‘toy department’ of the news media? Communication & Sports, 8, 385-405.

Semana. (01 de 11 de 2014). Encuesta de líderes I. Obtenido de http://www.semana.com/confidenciales/articulo/encuesta-de-lideres/407792-3

Vilches, L. (2011). Análisis de contenidos de la agenda informativa. En L. Vilches, La investigación en comunicación (págs. 153-160). Barcelona: Gedisa.

Weerakkody, N. (2009). Research Methods For Media And Communication. Sidney (Australia): Oxford.

Wimmer, R. D. (1996). La investigación científica de los medios de comunicación. Una introducción a sus métodos. Barcelona: Bosch.

Publicado

2016-07-26

Como Citar

Ángulo Rincón, L., & Moreno Cano, A. (2016). Jornalismo Esportivo. O Futebol é o Rei. Luciérnaga Comunicación, 8(16), 10–26. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v8n16a2

Edição

Seção

Artigos