La Película Getúlio Del Cineasta João Jardim, Y Sus Lenguas, En El Contexto De La Inmigración Galega En Brasil.

Autores

  • Francisco Acioly de Lucena Neto Universidade Santiago de Compostela, Espanha
  • Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly Universidade de Varsóvia, Polônia

Palavras-chave:

Literatura compasrada, Estudios filmicos, Identidade, Imigração

Resumo

O artigo se propõe a analisar o filme Getúlio (2014), dentro do espaço dos seus
últimos 19 (dezenove) dias de governo, antes de cometer o suicídio, e dentre outros fatos
históricos, o período das grandes imigrações espanholas (galega) no Brasil. Apesar da
preponderância do jus soli, o princípio da nacionalidade no Brasil, tal como exprimido no
período da grande imigração, exigia a acomodação dos imigrantes e seus descendentes aos
cânones assimilacionistas contidos no ideal de formação da nação. Sentimentos primordiais
baseados no jus sanguinis, que fundamentaram algumas identidades étnicas formalizadas
por grupos de imigrantes, colidiram com os preceitos do abrasileiramento e sua concomitante
imagem de melting pot, e foram nos governos do Getúlio Vargas que o Brasil teve muita
força na política de branqueamento da população, e brasilidade destes novos cidadãos. Este
trabalho discute formas diferenciadas de pensar a nacionalidade, a etnicidade e a pluralidade
cultural na primeira metade do século xx, tendo como referencial empírico a elaboração de
identidades étnicas produzidas no contexto da imigração no Brasil e sua articulação com o
processo de colonização voltado para a ocupação e miscigenação.

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DOI:10.33571/revistaluciernaga.v15n29.a8

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Publicado

2023-08-27

Como Citar

Acioly de Lucena Neto, F., & Carneiro Lopes Acioly, N. L. (2023). La Película Getúlio Del Cineasta João Jardim, Y Sus Lenguas, En El Contexto De La Inmigración Galega En Brasil. Luciérnaga Comunicación, 15(29), 115–133. Recuperado de https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/2442