Relación entre el uso de las TAC y las competencias digitales en universitarios del Perú

Autores

  • Roque Vladimir Carrión Ramos Universidad Peruana Cayetano Heredia

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v13n25a3

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação, competência digital; tecnologias de aprendizagem e conhecimento, literacia tecnológica, cidadania digital

Resumo

O objectivo do estudo era diagnosticar as variáveis de utilização das TIC e as competências digitais, bem como a relação entre elas. Investigação quantitativa, básica, correlacional e não experimental, as variáveis em estudo não foram manipuladas, conduzidas num determinado tempo. Amostra censitária, formada por 151 estudantes das especialidades de ensino inicial, primário e secundário do IX semestre da Escola Profissional de Educação da Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Para a análise estatística da informação recolhida, foram administrados os instrumentos CUTIC por Jiménez, Alvarado e Llopis (2017) e CDAES por Gutiérrez, Cabero e Estrada (2017). Os resultados concluíram que não existe relação entre as variáveis do estudo, o teste do qui-quadrado atingiu um valor de 0,060, isto aponta para a necessidade de incluir e fazer uso adequado das TIC nos currículos da formação universitária dos estudantes de educação, a fim de contribuir para a aquisição de competências digitais, de modo a que possam ser utilizadas da melhor forma no seu desenvolvimento profissional futuro.

Métricas do artigo

|Resumo: 576 | PDF (Español (España)): 308 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Roque Vladimir Carrión Ramos, Universidad Peruana Cayetano Heredia

Magíster en Educación, mención Docencia e investigación en Educación Superior. Universidad Peruana Cayetano Heredia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2299-9260; e-mail: roque.carrion@upch.pe

Referências

Alva, R. (2014). Las Tecnologías de Información y Comunicación como instrumentos eficaces en la capacitación del personal: el caso de la oficina nacional de procesos electorales (ONPE). (Tesis de posgrado, Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Lima, Perú).

Arias, M., Torres, T. & Yáñez, J. (2014) El desarrollo de competencias digitales en la educación superior. Historia y Comunicación Social, 19, 355-366. doi: https://doi.org/10.5209/rev_ HICS.2014.v19.44963

Ávila, D. & Cantú, M. (2017). Medición del uso pedagógico de las TIC en una universidad privada de Colombia. Revista Iberoamericana de Educación, 73 (2), 71-86. ISSN:1022- 6508/ISSNe:1681-5653 . doi: https://doi.org/10.35362/rie732212

Badilla, M. (2010). Análisis y evaluación de un modelo socioconstructivo de formación permanente del profesorado para la incorporación de las TIC (Tesis de posgrado, Universitat Ramon Llull. Barcelona, España).

Balarezo, B. (2016). Influencia del uso de las TIC en el proceso de inserción y desempeño de los becarios PRONABEC, Estudio de caso PUCP. (Tesis de posgrado, Pontificia Universidad Católica del Perú. Lima,Perú).

Carrera, F. & Coiduras, J. (2012). Identificación de la competencia digital del profesor universitario: un estudio exploratorio en el ámbito de las ciencias sociales. Revista de docencia universitaria, 10 (2), 273- 298. doi: https://doi.org/10.4995/redu.2012.6108

Carrión, R. (2020). Uso de las TAC y su relación con las competencias digitales en estudiantes de Educación de una universidad pública (Tesis de posgrado, Universidad Peruana Cayetano Heredia. Lima, Perú).

Castellanos, M., Nieto, Z. & Parra, H. (2018). Interpretación de las competencias digitales profesorales en el contexto universitario. Revista LOGOS CIENCIA & TECNOLOGÍA, 10 (1), 41-51. doi: 10.22335/rlct.v10i1.518

Casablancas, S. (2014). De las TIC a las TAC, un cambio significativo en el proceso educativo con tecnologías. Virtualidad, educación y ciencia, 5 (9), 106-109. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/view/9926

Caudillo, Y. (2016). Competencia Digital en el Proceso de Apropiación de las TIC en Jóvenes de Secundaria en el Estado de Sonora, México. Propuesta de Innovación Educativa para la Mejora de las Habilidades Digitales en el Aula. (Tesis de posgrado, Universidad de Sonora. Sonora, México).

Coronado, E., Cantú, M. & Rodríguez, C. (2014). Diagnóstico universitario el uso de la sobre TIC en el proceso de enseñanza-‐aprendizaje bajo la modalidad educativa presencial en Santo Domingo. EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (50), 1-14. ISSN 1135-9250. Recuperado de https://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/225/10

Publicado

2021-01-22

Como Citar

Carrión Ramos, R. V. . (2021). Relación entre el uso de las TAC y las competencias digitales en universitarios del Perú. Luciérnaga Comunicación, 13(25), 38–57. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v13n25a3

Edição

Seção

Artigos