Agro-Estórias. Jornal universitário para o desenvolvimento de habilidades de escrita e pensamento crítico em estudantes de Ciências Agrárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n23a9

Palavras-chave:

Educação, jornais, escrita, pensamento crítico, competências.

Resumo

É avaliado o impacto do jornal universitário «Agro- Relatos», estratégia gerada para desenvolver a capacidade de escrita e pensamento crítico dos estudantes de Agronomia, Engenharia Agro-Florestal e Zootecnia. Para este fim, uma amostra representativa de 50 trabalhos foi selecionada em três coortes consecutivas de estudantes. Uma rubrica foi aplicada a estes, relacionada com as categorias: habilidades de escrita e pensamento crítico. Os resultados foram consolidados em tabelas de freqüência por faixas de 20 pontos, de acordo com o cumprimento de cada qualidade e na análise foi possível verificar que a motivação que os estudantes têm para publicar suas narrativas no jornal virtual teve um impacto favorável sobre as competências avaliadas.

Métricas do artigo

 Resumo: 438  PDF (Español (España)): 195  HTML (Español (España)): 42 

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Luz Elena Santacoloma Varón, Universidad Nacional Abierta y a Distancia-UNAD

Zootecnista, Mestre em Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Doutorada em Desenvolvimento Sustentável, Professor Associado na Universidade Nacional Aberta e na Distancia-UNAD. Bogotá, Cundinamarca, Colômbia,

Referências

Alcázar, P. & Villamizar, C. (2006). Barranquilla: En busca de las agendas perdidas. Revista investigación y desarrollo, 14, 372-389. Recuperado de https://www.redalyc.org/html/268/26814207/

Betancourth Zambrano, S. (2015). Desarrollo del pensamiento crítico en docentes universitarios. Una mirada cualitativa. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 44, 238-252. Recuperado de http://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/627/1162

Buxarrais, M. (2016). Redes sociales y educación. Education in the knowledge 17 (2), 15-20. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/5355/535554762002.pdf

Causado, R., Santos, B., Calderón, I. (2015). Desarrollo del pensamiento crítico en el área de Ciencias Naturales en una escuela de secundaria. Revista Facultad de Ciencias Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín, 4 (2), 17-42. Recuperado de https://revistas.unal.edu.co/index.php/rfc/article/view/51437/54884

Carlino, P (2006). Escribir, leer y aprender en la universidad. Una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, FCE

Castor Paniagua, L. (2018). Historia de los periódicos universitarios. El caso de la Universidad Autónoma de Santo Domingo-UASD. LUCIÉRNAGA, 9(18). Recuperado de https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/1261

Cubides, H. (2004). Formación del sujeto político. Escuela, medios y nuevas tecnologías de la comunicación y la información”, en Laverde, M. C.; Daza, G., y Zuleta, M., Debates sobre el sujeto. Perspectivas contemporáneas, Bogotá, Universidad Central, DIUC, Siglo del Hombre Editores.

Ennis, R. H. (2008). Nationwide testing of critical thinking for higher education: Vigilance required. Teaching Philosophy, 31(1), 1-26

Guzmán, S y Sánchez. P. (2006). Efectos de un programa de capacitación de profesores en el desarrollo de habilidades de pensamiento crítico en estudiantes universitarios en el Sureste de México. Revista Electrónica de Investigación Educativa. 8(2), 1-17. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/redie/v8n2/v8n2a2.pdf

Hoyos, G. (2011). Educación y ética para una ciudadanía Cosmopilita. 55, 191-203. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=FcQoc_oLjDM

López, G. (2012). Pensamiento crítico en el aula. Docencia e Investigación: revista de la Escuela Universitaria de Magisterio de Toledo, 37(22), 41-60. Recuperado de https://ruidera.uclm.es/xmlui/handle/10578/9053

Lugo, M.T. (2008). Las políticas TIC en la educación de América Latina. Tendencias y experiencias. Revista Fuentes, 10, 52-68. Recuperado de https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/32395

Navarro, L (2010). Una reflexión sobre los medios ciudadanos: esferas públicas, movilizadores de identidades y contra identidades de los sujetos políticos en Colombia. Encuentros 15 (2), 33-44. Recuperado de http://repositorio.uac.edu.co/handle/11619/1184

Ossa, C., Palma, M., Lagos, N., Quintana, I, Diaz, C (2017). Análisis de instrumentos de medición del pensamiento crítico. Ciencias Psicológicas 11 (1), 19 – 28. Recuperado de http://www.scielo.edu.uy/pdf/cp/v11n1/1688-4221-cp-11-01-00019.pdf

Oliveras, B & Sanmartí N. (2009). La lectura como medio para desarrollar el pensamiento crítico en 8a convención nacional y 1a internacional de profesores de ciencias naturales. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v20s1/v20s1a5.pdf

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2013). Enfoques estratégicos sobre las TIC en educación en América latina y el caribe 2013. Recuperado 4 de diciembre de 2016 de http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf

Paul, R., & Elder, L. (2005). Estándares de competencia para el pensamiento crítico. Estándares, Principios, Desempeño, Indicadores y Resultados. Con una Rúbrica Maestra en el Pensamiento Crítico. Fundación para el pensamiento crítico

Ortiz, E (2015). Actividades y tareas de Escritura Académica en el Contexto Universitario (pregrado) Ikala, revista de lenguaje y cultura. 20 (3), 343- 358. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2550/255042795005.pdf

Sánchez, J., Brito, N. (2015). Desarrollo de competencias comunicativas, mediante la lectura crítica, escritura creativa y expresión oral. Revista Encuentros, Universidad Autónoma del Caribe, 13 (1), 117-141. Recuperado de http://repositorio.uac.edu.co/handle/11619/2083?show=full

Saiz, C & Fernández, S. (2012). Pensamiento crítico y aprendizaje basado en problemas cotidianos. Revista de Docencia Universitaria 10 (3), 325 – 346. Recuperado de http://red-u.net/redu/files/journals/1/articles/296/public/296-1668-1-PB.pdf

Zemelman, H. Pensar teórico y pensar epistémico (2004). Los retos de las ciencias sociales latinoamericanas. Instituto Pensamiento y cultura en América Latina, México.

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Santacoloma Varón, L. E. (2020). Agro-Estórias. Jornal universitário para o desenvolvimento de habilidades de escrita e pensamento crítico em estudantes de Ciências Agrárias. Luciérnaga Comunicación, 12(23), 174–189. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v12n23a9

Edição

Seção

Artigos