Marketing y consumidor green. Aplicação da Matriz Mic Mac para a análise de tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n17a3

Palavras-chave:

marketing green, consumidores, tendências, matriz Mic Mac

Resumo

que emergem do mercado e identificam o mais decisivo para conseguir uma reflexão entre produtos, serviços e consumidores, realizando estudos prospectivos a um nível estratégico que nos permita antecipar ações de mercado e um plano de ação. Entre os tipos de consumidores verdes estão os 360° Green (360° verde), os society shopper (compradores de sociedade), pocket (bolso), dream (sonho) e zero Green (zero verde). Se encontró como tendência a transição de produtos do eco-ugly (eco-feio) ao eco-chic (eco-chique); eco-iconic (eco-icônico), como influências associadas ao consumidor são identificados a educação, a vontade e os segmentos green (verde). Este artigo se origina no projeto de investigação “Modelo de Green Marketing, da Faculdade de Comunicação da Fundação Universitária Unipanamericana, guiado para propor um modelo estruturado de estratégias ecológicas focalizadas na tendência do Green Marketing.

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Biografia do Autor

Jenny Marcela Cardona Bedoya, Fundación Universitaria Panamericana

Magíster en Gestión y dirección de marketing global y nuevos mercados; especialista en Gerencia
en Publicidad; profesional en Mercadeo y publicidad. Experiencia en la identificación de necesidades
y exigencias de empresas vinculadas a diferentes sectores económicos y generación de estrategias
para hacerlas competitivas en un mercado global. Dirección de proyectos de investigación, Facultad
de Comunicación. Tutora virtual. Fundación Universitaria Panamericana, Bogotá D.C., Colombia.

Diana Milena Riaño Cuevas, Fundación Universitaria Panamericana

Magíster en Gestión y dirección de marketing global y nuevos mercados; especialista en Gerencia en
Publicidad; profesional en Mercadeo y publicidad. Fundación Universitaria Panamericana, Bogotá D.C., Colombia.

Yadira Carolina Vaca González, Fundación Universitaria Panamericana

Magíster en Gestión y dirección de marketing global y nuevos mercados; especialista en Gerencia en
Publicidad; profesional en Mercadeo y publicidad. Fundación Universitaria Panamericana, Bogotá D.C., Colombia

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

Cardona Bedoya, J. M., Riaño Cuevas, D. M., & Vaca González, Y. C. (2017). Marketing y consumidor green. Aplicação da Matriz Mic Mac para a análise de tendências. Luciérnaga Comunicación, 9(17), 12–23. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n17a3

Edição

Seção

Artigos