O vídeo indígena na comunidade Embera Chamí. Novos sistemas de estética e circulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n22a4

Palavras-chave:

Emberá Chamí, vídeo indígena, comunicação indígena, , apropriação, tecnologias da comunicação e informação, deslocamento, resistência, estética.

Resumo

O texto é uma análise visual de vários vídeos de dois grupos musicais da reserva Emberá Chamí no município de Pueblo Rico Risaralda, Bidika e Ibanafarag. Estes grupos têm características especiais em sua concepção que conseguem permear suas canções, na construção estética do vídeo e que refletem uma realidade social que tem impactado tanto sua comunidade como outros grupos sociais que têm sido participantes e ao
mesmo tempo vítimas do conflito armado na Colômbia, Estas reflexões sobre a estética, composição e denúncia social da situação dos povos indígenas na Colômbia são possíveis graças à apropriação pelos membros destes grupos de câmaras de vídeo e à circulação da sua produção na Internet.

DOI: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n22a4

Métricas do artigo

|Resumo: 732 | PDF (Español (España)): 368 | HTML (Español (España)): 960 |

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Camilo Cruz Sandoval, UAM Xochimilco Cidade do México

*Mestrado em Comunicação e Política UAM Xochimilco Cidade do México, Bacharel em Comunicação Educacional.

Referências

Artículo 66. Ley de Víctimas y Restitución de Tierras, 2011.

Belting, Hans (2007). Antropología de la imagen . Argentina: Editorial Katz.

Burgos Herrera, A. (2000). La música parrandera paisa . Medellín: Editorial Lealon.

Cinemateca Distrital. (2012). Cuadernos de cine colombiano. Inventario parcial de Cine y video indígena (1930-1992) No 17A . Bogotá́, Colombia: Cinemateca Distrital.

Didi-Huberman, G. (2014). Pueblos Expuestos, Pueblos Figurantes. Argentina: Ediciones Manantial.

Guasch, Anna María (2003). LOS ESTUDIOS VISUALES EN EL SIGLO 21. Un estado de la cuestión. Murcia, España: CENDEAC.

Sánchez Botero, Esther (2009). LOS PUEBLOS INDÍGENAS EN COLOMBIA Derechos, Políticas y Desafíos . Bogotá: UNICEF Colombia.

Mora Calderón, Pablo (2013). Nuestras miradas . Bogotá, Colombia: Fundación Friedrich Ebert Stiftung.

Mirzoeff, Nicolas (2016). Cómo ver el Mundo: Una Nueva Introducción a la Cultura Visual. Editorial Paidos.

Salazar Torres, Neyder Jhoan. Comunicación Indígena en Colombia.

Salazar Torres, N. (2016). Comunicación Indígena en Colombia. Entre el sentido de lo propio y lo apropiado. Luciérnaga Comunicación,8(15), 48-62. doi: https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v8n15a4

Bidika [Alejandro Ardila]. (2011,diciembre 25). Homenaje al maestro Virgilio. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=egBCudBenhw

Imágenes

Imagen 1: Bidika [Alejandro Ardila]. (2009, Octubre 26). Padachuma. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=3La208a0g7

Imagen 2: Ibanafarag [Leonardo Morales]. (2012, Junio 18). Embera Chamí. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=saP1mp-md4c

Imagen 3: Ibanafarag [Leonardo Morales]. (2012, Junio 18). Embera Chamí. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=saP1mp-md4c

Imagen 4: Bidika [Alejandro Ardila]. (2011,diciembre 26).Pueblos Indígenas. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=nz8cfUifFqw

Imagen 5: Bidika [Alejandro Ardila]. (2009, Octubre 26). Padachuma. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=3La208a0g7U

Imagen 6: Bidika [Alejandro Ardila]. (2011, Diciembre 26). Resguardo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=qqIt5VrwyOo

Publicado

2019-07-08

Como Citar

Cruz Sandoval, C. (2019). O vídeo indígena na comunidade Embera Chamí. Novos sistemas de estética e circulação. Luciérnaga Comunicación, 11(22), 95–111. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v11n22a4

Edição

Seção

Artigos