Los lectores como protagonistas del ecosistema del libro

Autores

  • Carlos Sánchez Lozano

Palavras-chave:

Leitura, livro, cultura escrita, indústria editorial, alfabetização, mediadores

Resumo

Leitores como protagonistas do ecossistema do livro Sumário O artigo aponta que os textos e mídia que circulam na Internet são unidades verbais abertas nas quais os leitores que fazem parte de comunidades virtuais como Goodreads e Librotea irrompem, fazem hiper-interpretações em sites fan-fic e criam conteúdo em booktube. Ela anuncia a revolução silenciosa do livro em que os protagonistas são os leitores, que no ecossistema tradicional do livro foram valorizados como sujeitos distantes e confusos. Agora, essencialmente devido à internet e às redes sociais, eles ganharam destaque e se impuseram aos autores, e até mesmo aos próprios textos. Neste sentido, a democratização da leitura, o surgimento de outros tipos de texto que surgiram com a Internet e as redes sociais, as relações entre leitores e autores e a “traição do texto” são os sinais da mudança vertiginosa e barulhenta que começou com o novo paradigma digital no início do século XXI. Esta democratização anárquica, sem observância de cânones ou regras acadêmicas, manipulada em alguns casos, abre novos desafios para a alfabetização e para aqueles que são professores, editores e mediadores de leitura.

Métricas do artigo

|Resumo: 478 | PDF (Español (España)): 112 |

Biografia do Autor

Carlos Sánchez Lozano

Estudió lingüística y literatura en la  Universidad Distrital Francisco José de Caldas,  y filosofía en la  Universidad Nacional de Colombia. Ha sido maestro, ensayista y crítico literario. Es consultor del Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc) en temas de alfabetización y formación de actores del ámbito del libro y la lectura. En la actualidad trabaja como editor de literatura infantil y juvenil. Sus últimos libros publicados son Interpretación textual: la enseñanza de la comprensión lectora a niños y niñas de primaria (en coautoría con Deyanira Alfonso), Ángel Rama: crítica literaria y utopía en América Latina, y Guía para el diseño de planes nacionales de lectura (en coautoría con Beatriz Isaza).

Referências

Bahloul, J. (2002). Lecturas precarias. FCE: México

Bloom, H. (2006). El canon occidental. Barcelona: Anagrama.

Bouza, F. (2012). Dásele licencia y privilegio. Madrid: Akal.

Chartier, R (2000). Las revoluciones de la cultura escrita. Barcelona: Gedisa.

Coetzee, J. M. (2007). Contra la censura. Ensayos sobre la pasión por silenciar. México: Debate.

Darnton, R. (2003) Edición y subversión. Literatura clandestina en el Antiguo Régimen. Madrid: FCE, Turner.

Eco U. y Carrière, J. C. (2010). Nadie acabará con los libros. Barcelona: Lumen.

Einsenstein, E. (2010). La imprenta como agente de cambio: México: FCE.

Foucault, M. (1973, 2010). El orden del discurso. Barcelona: Tusquets.

Gracia, J. (2017). Miguel de Cervantes. La conquista de la ironía. Barcelona: Taurus.

Hamesse, J. (2001). El modelo escolástico de la lectura. En: Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid: Taurus.

Kalman, J. (2006). Ocho preguntas y una propuesta. En: Encuesta Nacional de Lectura. México: Conaculta.

Descargable en: http://bit.ly/2E4z0s5

Pradera, J. (2017). Itinerario de un editor. Barcelona: Trama. Descargable en: http://bit.ly/2EIvXpi

Petrucci, A. (2001). Leer por leer: un porvenir para la lectura. En: Historia de la lectura. Madrid: Taurus.

Robledo, B. (2017). María Cano. La virgen roja. Bogotá: Debate.

Sánchez Lozano, C. (1998). Siete anotaciones para una crítica de la crítica literaria colombiana de fin de siglo. En: Página 34.

Opiniones de una década. Bogotá: El Astillero. Descargable en http://bit.ly/1Pc7dDw

Silva, R. (2001). Los ilustrados de Nueva Granada: una comunidad de interpretación. En: Anuario de Investigaciones (ISSN 1657-6365) - (1), pp. 179-191.

Publicado

2019-07-08

Como Citar

Sánchez Lozano, C. (2019). Los lectores como protagonistas del ecosistema del libro. Luciérnaga Comunicación, 11(22), 3–17. Recuperado de https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/luc/article/view/Edi

Edição

Seção

Editorial