Comunicação e TIC. Internet como fator de empoderamiento em estudantes universitários: atividades, relações, cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v10n19a5

Palavras-chave:

apropriação de tecnologias, Internet, estudantes, estudantes universitários, empoderamiento, perspectiva sócio-histórica.

Resumo

O estudo investigou pelos processos de apropriação de Internet nas práticas dum grupo de estudantes universitários dos distritos de San Miguel, Malvinas Argentinas, José C. Paz e Moreno do Distrito de Buenos Aires, Argentina; desde a perspetiva sócio-histórica de Vigotsky, na qual envolveu a observação combinada de aspectos intelectuais, afetivos/ emocionais e motivacionais e tomou-se em consideração o níveis pessoal, relacional e coletivo que esboça a literatura sobre o empoderamiento.

Com base em entrevistas a fundo e observações foi achada a conexão que contribui à difusão e a troca de informação, apóia o desenvolvimento acadêmico, facilita a cooperação e permite que se adoptem com maior solidez e velocidade os códigos e práticas proprias da ocupação dos estudantes. A formação de comunidades e a disponibilidade dos dispositivos móveis promovem interações que apressam a construção da afetividade.

Finalmente, as plataformas motorizam a realização de atividades on-lines, porém, a atenção ilimitada depositada nas telas é compreendida como um obstáculo que incapacita a participação, a organização e a ação coletiva nos espaços físicos.

Métricas do artigo

 Resumo: 465  PDF (Español (España)): 367 

Métricas PlumX

Referências

Bott, E. (1990). Familia y red social. Roles, normas y relaciones externas en las familias urbanas corrientes. Madrid: Ed. Altea.

Bourdieu, P. (1986). The forms of Capital. In Richardson J. G. (edit.) Handbook of theory and research for the sociology of education (pp. 240-268). New York: Greenwood.

Castañeda, L.; González, V. & Serrano, J.L. (2011). Donde habitan los jóvenes: precisiones sobre un mundo de redes sociales. In Martínez, F. y solano, I. (Eds.), Comunicación y relaciones sociales de los jóvenes en la red. (pp. 47-63). Alicante: Marfil.

Coulon, A. (2008). A condiçao de estudante: a entrada na vida universitária, Salvador de bahía: Edufba.

Del Cueto J. D. (2015). Dos nociones para un enfoque no escisionista de las emociones y la afectividad: Situación social del desarrollo y vivencia en Vigotsky. [Two notions for a non-divisive approach to emotions and affectivity: Social situation of development and experience in Vygotsky]Perspectivas en psicología, 12, 29-35. https://bit.ly/2s7Evl7

Ezcurra A. M. (2011). Igualdad en educación superior: Un desafío mundial, Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, Instituto de Estudios y Capacitación, Federación Nacional de Docentes Universitarios.

Ezcurra A.M. (2007). Los estudiantes de nuevo ingreso: democratización y responsabilidad de las instituciones universitarias. Universidad de San Pablo: Cuadernos de Pedagogía Universitaria.

Ezcurra, A. M. (2005). Diagnóstico preliminar de las dificultades de los alumnos de primer ingreso a la Educación Superior. [Preliminary diagnosis of the difficulties of students entering first year of Higher Education] Perfiles Educativos, 107 118-133. https://bit.ly/2s7RCCK

Felice, Magdalena (2013). PERFILES DE USUARIO: Usos y Apropiaciones del Teléfono Celular en Jóvenes de la Ciudad de Buenos Aires. Revista Luciérnaga, Año 5, N9. Grupo de Investigación en Comunicación, Facultad de Comunicación Audiovisual, Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid. Medellín-Colombia. ISSN 2027-1557. Págs 18-28. Disponible en:http://www.politecnicojic.edu.co/images/downloads/publicaciones/revistaluciernaga/luciernaga09/pdf/usos_perfiles_espanol(si).pdf

Freire, P. (2008). Pedagogía del oprimido. Buenos Aires: Siglo XXI.

Gluz, N. (Edit.) (2011). Admisión a la universidad y selectividad social: cuando la democratización es más que un problema de “ingresos”, Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento.

Igarza, R. (2009). Burbujas de ocio. Nuevas formas de consumo cultural. Buenos Aires: La Crujía.

Leontiev, A (1983). El desarrollo del psiquismo, Madrid: Akal.

Leontiev, A. (1984). Actividad, conciencia y personalidad, México D.F: Editorial Cartago.

Murguialday, C., de Armiño, K. y Eizagirre, M. (2006) Empoderamiento, In Diccionario de Acción Humanitaria y Cooperación al Desarrollo, Universidad del País Vasco. https://bit.ly/1B8WZUa

Psicitelli, A. (1995). Enredados. Ciudadanos de la cibercultura. In Dabas E. y Najmanovich, D. (Comp.), Redes. El lenguaje de los vínculos hacia la reconstrucción y el fortalecimiento de la sociedad civil. (pp. 77-103) Buenos Aires: Paidós.

Rappaport, J. (1981). In praise of paradox: A social policy of empowerment over prevention. American Journal of Community Psychology, 9, 1-21. https:// bit.ly/2kj4CBX

Rappaport, J. (1984). Studies in empowerment: Introduction to the issue. Prevention in Human Services, 3, 1-7. https://doi.org/10.1300/J293v03n02_02

Rappaport, J. (1987). Terms of Empowerment/Examples of Prevention: Toward a theory for community psychology. American Journal of Community Pshychology, 15 (2), 121-148. https://bit.ly/2s5Vc0Q

Rowlands, J. (1997). Questioning Empowerment, Oxford: Oxfam.

Scribano A. O. (2007). El proceso de investigación social cualitativo, Buenos Aires: Prometeo.

Taylor, S. y Bodgan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación, Buenos Aires: Paidós.

Vigotsky, L. (1989). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores, Barcelona: Crítica.

Wimmer, M. y Dominick, J., (1996). La comunicación. Una introducción a sus métodos, Barcelona: Bosch Casa editorial S.A.

Publicado

2018-01-16

Como Citar

López, A. L. (2018). Comunicação e TIC. Internet como fator de empoderamiento em estudantes universitários: atividades, relações, cooperação. Luciérnaga Comunicación, 10(19), 71–81. https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v10n19a5

Edição

Seção

Artigos