A ficção de televisão como recurso para a deliberação sobre o passado
DOI:
https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v8n16a4Palavras-chave:
Ficção de televisão, memoria coletiva, deliberação, Pablo Escobar, Cuentame, GraduadosResumo
O artigo considera que o acesso ao passado pela ficção em um recurso para a deliberação sobre este, sua significação e lugar na memória coletiva. Se faz a abordagem de três modalidades de relação entre memória e ficção de televisão, com suas possíveis derivações para a recepção.
A análise dessas relações tem como referencia as produções ibero-americanas: Pablo Escobar: o padrão da injustiça, Cuentame ( memória do trauma) e Graduados (memória despolitizada). É considerado, em sintonia com o pensamento de Hannah Arendt que só a partir dum exercício da imaginação é possível a compreensão como também a elaboração de opinião e juízo. Três planos diferentes, mas tudo eles necessários para o compromisso cívico no espaço público. A imaginação precisa de recursos e a ficção de televisão constitui uma ferramenta, amplamente disponível, para isto.
Métricas do artigo
Resumo: 606 PDF (Español (España)): 349Métricas PlumX
Referências
Aristóteles, Poética, cap IV, Espasa Calpe, Buenos Aires, 1948.
Carrión, J. Teleshakespeare. Las series en serio, Tintable, México, 2015.
Eherhaus, Peter en “Narrativas culturales y motivo terapéutico: la contención política de los veteranos de Vietnam”. En Mumby, D. (comp.) Narrativa y control social. Perspectivas críticas, Amorrortu, Buenos Aires, 1997.
Ferry, Jean-Marc, El nuevo espacio público, Gedisa, Barcelona, 1998.
Fiske, John. “Brithish Studies and Television”, en Channels o discourse. Television and Contemporary Criticism.Robert Allen (comp.) University of North Carolina Press, 1987.
Ginzburg, Carlo, El hilo y las huellas. Lo verdadero, lo falso, lo ficticio, Fondo de Cultura Económica, Argentina, 2010.
González Camaño, Oscar, “¡Han matado a Kenedy! Hijos de puta!”. El contexto histórico en Mad Men. En AAVV Mad Men o la frágil belleza de los sueños en Madison Avenue. España. Ed. Errata naturae, 2015.
Guiddens, Anthony, Modernidad e identidad del yo, Península, Barcelona, 1997.
Huyssen, Andreas, En busca del futuro perdido, Fondo de Cultura Económica, México, 2002.
Jelin, Elizabeth, Las políticas de la memoria, Siglo XXI, Buenos Aires, 2002.
Larsen, P., Análisis textual del contenido de ficción de los medios de comunicación. En: Jensen, K. B. y Jankowski (eds.), Metodologías cualitativas de investigación en comunicación de masas, Bosch, Barcelona, 1993.
Mumby, Dennis, Narrativa y control social. Perspectivas críticas. Amorrortu, Buenos Aires, 1997.
Ricoeur, Paul, La memoria, la historia y el olvido, Fondo de Cultura Económica, Buenos Aires, 2004.
Rilla, José (2008) “Historias en segundo grado. Pierre Nora y los lugares de la memoria” http://www.trilce.com.uy/pierre-nora-en-les-lieux-de-memoire.html (consultado 18 de setiembre 2016).
Rilla, José, La actualidad del pasado. Los usos de la historia en la política de partidos del Uruguay (1842-1872), Ed. Sudamericana, Montevideo, 2008.
Silverstone, R., La moral de los medios de comunicación. Sobre el nacimiento de la polis de los medios, Amorrortu, Buenos Aires, 2007.
Vassallo de Lopes, Ma. Immacolata; Orozco, Guillermo (coord.) Memoria Social y Ficción Televisiva en Países Iberoamericanos,Ed Sulina, Porto Alegre, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a una licencia de Creative Commons Atribución – No comercial – Compartir igual
que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista. - Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto)
- Luciérnaga-Comunicación no cobra tasas o cargos a Autores o colaradores por la recepción, revisión o publicación de artículos (APC -Article Processing Charges/ publication fee).