Jornalismo. Técnicas de reportagem e realismo mágico em Relato de um náufrago, de Gabriel García Márquez
DOI:
https://doi.org/10.33571/revistaluciernaga.v9n18a2Palavras-chave:
Gabriel García Márquez, realismo mágico, técnicas de reportagem, semiótica.Resumo
O escritor latino-americano Gabriel García Márquez foi responsável por uma ampla obra jornalística. Suas técnicas de reportagem, sem o uso de gravador, com a atenção voltada às expressões do entrevistado e às conjecturas de investigação, resultaram em primorosos textos impressos, banhados pelo realismo mágico. Esse artigo observa as técnicas jornalísticas de García Márquez na produção da obra Relato de um náufrago, primeiramente publicada, em formato de folhetim, no jornal El Espectador. Observa-se, neste estudo, a apreensão dos fatos e o processo de criação do jornalista García Márquez pelas lentes da semiótica de Charles Sanders Peirce.
Métricas do artigo
Resumo: 1273 PDF (Español (España)): 361 PDF: 146Métricas PlumX
Referências
Andrews, O. (1957). Caracteres generales de las Sociedades Latinoamericanas. Revista Mexicana de Sociología. 11 (2), mayo – agosto, pp. 423–435.
Herscovitz, H. G. O jornalismo mágico de Gabriel García Márquez (2004). Periódicos. UFSC. 1(2). Julho-dezembro, pp. 175-195.
Kotscho, R. (1986). A práctica da reportagem. São Paulo: Editora Ática.
Guirado, Maria C. & Nascimento, A. (2014). Relações Entre a Ficção e Jornalismo em Crônica de uma Morte Anunciada de Gabriel García Márquez. Revista Luciérnaga-Comunicación.
Año 6, N11.Disponível em: http://www.politecnicojic.edu.co/images/downloads/publicaciones/revista-luciernaga/luciernaga-11/pdf/4_muerte_anunciada_portugues.pdf
García, Márquez, G. (1994). Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record.
______________. Cheiro de goiaba. Rio de Janeiro, Record, 1993.
______________. Crônica de uma morte anunciada. Rio de Janeiro. Record, 2004.
______________. Notícia de um sequestro. Rio de Janeiro- São Paulo. Record, 1996.
______________. Relato de um náufrago. Rio de Janeiro, Record, 1999.
______________. Viver para conta-la. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003.
Martin, G. (2010). Gabriel García Márquez: uma vida. Rio de Janeiro: Ediouro.
Peirce, C.S. Collected Papers. C. Hastshorne, P. Weiss & A. Burks (Ed.), Cambridge: Harvard Univ., 1936-1958.
__________. Escritos coligidos. Trad. Armando Mora D´Oliveira e Sérgio Pomerangblum. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
__________. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho. São Paulo: Perspectiva, 1977.
__________. Semiótica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira Mota e Leônidas Hegenberg. 3ª ed. São Paulo. Cultrix, 1984.
Rodrígues. (1988). S.C. O Fantástico. São Paulo: Ática.
Vogel, D. (2009). Borges e a entrevista. Florianópolis: Insular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aquellos autores/as que tengan publicaciones con esta revista, aceptan los términos siguientes:- Los autores/as conservarán sus derechos de autor y garantizarán a la revista el derecho de primera publicación de su obra, el cuál estará simultáneamente sujeto a una licencia de Creative Commons Atribución – No comercial – Compartir igual
que permite a terceros compartir la obra siempre que se indique su autor y su primera publicación en esta revista. - Los autores/as podrán adoptar otros acuerdos de licencia no exclusiva de distribución de la versión de la obra publicada (p. ej.: depositarla en un archivo telemático institucional o publicarla en un volumen monográfico) siempre que se indique la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y recomienda a los autores/as difundir su obra a través de Internet (p. ej.: en archivos telemáticos institucionales o en su página web) antes y durante el proceso de envío, lo cual puede producir intercambios interesantes y aumentar las citas de la obra publicada. (Véase El efecto del acceso abierto)
- Luciérnaga-Comunicación no cobra tasas o cargos a Autores o colaradores por la recepción, revisión o publicación de artículos (APC -Article Processing Charges/ publication fee).