O marketing mútuo como estratégia emergente

Caso de batata durante a pandemia de Covid 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/teuken.v13n20a8

Palavras-chave:

marketing colaborativo, estratégia emergente, estratégia deliberada, batata, marketing simbiótico

Resumo

Este documento apresenta os principais obstáculos que a cadeia da batata teve na Colômbia durante a pandemia e uma das muitas soluções aplicadas. Os mecanismos de colaboração em marketing são estudados a partir da metáfora biológica como estratégia emergente para solucionar os problemas de distribuição da cadeia da batata. A emergência do vírus destaca-se como um evento desconstrutivo, no qual, além de estratégias deliberadas, é necessária uma emergente para resolver os problemas econômicos derivados da situação pandêmica. Por fim, este trabalho identifica os elementos emergentes que favoreceram essa situação e propõe alguns fatores para fortalecer o marketing mutualista como alternativa em um evento de desconstrução.

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Biografia do Autor

Luz Alexandra Montoya, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria

Doctora en Ciencias Económicas, Magister en Administración y Administradora de Empresas, títulos otorgados por la de la Universidad Nacional de Colombia, donde es Profesora titular de la Facultad de Minas y miembro del grupo de investigación Management & Marketing.

Juan Esteban Hernández, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria

Doctor en Ingeniería, Industria y Organizaciones, Ingeniero Industrial, Especialista en Gestión Empresarial y Magister en Ingeniería Administrativa, títulos otorgados por la Universidad Nacional de Colombia. Docente del Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria y miembro del grupo de investigación: Observatorio Público.

Iván Alonso Montoya, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria

Doctor en Ciencias Económicas, Magister en Administración y Administrador de Empresas por la Universidad Nacional de Colombia, donde es Profesor titular de la Facultad de Minas y miembro del grupo de investigación Management & Marketing.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Montoya, L. A., Hernández, J. E., & Montoya, I. A. (2023). O marketing mútuo como estratégia emergente: Caso de batata durante a pandemia de Covid 2019. Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana De Investigación En Organizaciones, Ambiente Y Sociedad, 13(20), 149–170. https://doi.org/10.33571/teuken.v13n20a8

Edição

Seção

Artículos