Canvas de negócios projetuais

Uma ferramenta para desenvolver modelos de negócios de empreendedorismo baseados em ciência e tecnología

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/teuken.v13n20a5

Palavras-chave:

spin-off, estratégia para desenvolvimento de negócios, processo do projeto, empreendedorismo

Resumo

O objetivo do artigo é caracterizar o Modelo de Negócios Projecto sob a filosofia Canvas e determinar sua importância na elaboração de planos de negócios para novos projetos empresariais de base científica tecnológica por meio da definição de um sistema de gestão estratégica. O problema de pesquisa decorre da elevada taxa de mortalidade desse tipo de empresa. Portanto, uma metodologia descritiva é utilizada com base em revisões bibliográficas relevantes para identificar os elementos dos modelos existentes. Entre os resultados mais destacados podemos sinalizar esta proposta delineia uma visão tridimensional, que responde às necessidades que uma empresa recém-criada enfrenta em diferentes momentos do seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Adolfo Elliud Aguilar Rodríguez, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Licenciado en Economía por la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, miembro del Grupo de Investigación Cuerpo Académico de Economía y Cuerpo Académico de Contaduría del Instituto de Ciencias Económico Administrativas (ICEA).

Teresa de J. Vargas Vega, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Doctora en Economía y ADE por la Universidad Europea de Madrid, Maestra en Finanzas por el Tecnológico de Monterrey. Profesora Investigadora del Cuerpo Académico de Contaduría del Instituto de Ciencias Económico Administrativas de la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.

Zeus Salvador Hernández Veleros, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Doctor en Economía por la Universidad de Barcelona, Maestro en Economía por el Centro de Investigación y Docencia Económicas. Profesor Investigador del Cuerpo Académico de Contaduría del Instituto de Ciencias Económico Administrativas de la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.

Referências

Baca U., G. (2013). Evaluación de Proyectos (7ª ed.). McGraw-Hill.

Caballero, M. (2015). El desafío: La competencia ya no se da en productos, sino en modelos de negocio. La innovación en modelos de Negocio en empresas rurales. (1ª ed.). Editorial Independiente.

Carnap, M. (2017). El método FODA Dinámico. Metaacción. Magazine especial, (7). https://www.metaaccion.com/images/pdf/58335698f0ff7-swap_esp.pdf?fbclid=IwAR262ABShcRY7mj4fvX_oOSNGSXJD63DjFTrcrSe0F-0gVRtk05lRzqlsFU

Cooper, B. & Vlaskovits, P. (2010). The Entrepeneur’s Guide to Customer Development: A cheat to The Four Steps to the Epiphany (1ª ed.). Cooper-Vlaskovits.

Escobar, E., Ramírez, V., González, A. y Donoso, D. (2018). Desarrollo del modelo de negocio canvas en microempresas de las parroquias rurales del Distrito Metropolitano de Quito. INNOVA Research Journal, 3(2.1), 46-51. https://revistas.uide.edu.ec/index.php/innova/article/view/666/637

Flores-Aguilar, E. (2019). Diseño de un Centro para Emprendedores en una Escuela Profesional de Ingeniería aplicando el Modelo Lean Canvas. Formación universitaria, 12(6), 151-166. https://www.scielo.cl/pdf/formuniv/v12n6/0718-5006-formuniv-12-06-00151.pdf

García, F. (2012). Conceptos sobre innovación. Contribución al análisis PEST (Política, Economía, Sociedad y Tecnología). Plan estratégico 2013-2020. Asociación Colombiana de Facultades de Ingeniería. https://www.acofi.edu.co/wpcontent/uploads/2013/08/DOC_PE_Conceptos_Innovacion.pdf

Gino, F. & Staats, B. (2015, November). Why Organizations Don’t Learn. Harvard Business Review. https://hbr.org/2015/11/why-organizations-dont-learn

Kantis, H. y Angelelli, P. (2020). Emprendimientos de Base Científico-Tecnológica en América Latina: Importancia, desafíos y recomendaciones para el futuro. (1ª ed.). Banco Interamericano de Desarrollo. Llamas, F. y Fernández, J. (2018). La metodología Lean Startup: desarrollo y aplicación para el emprendimiento. Revista Escuela de Administración de Negocios, (84), 79-95. https://doi.org/10.21158/01208160.n84.2018.1918

López, G. (2005). Creatividad e innovación en la práctica empresarial (1ª ed). Fundación Cotec para la Innovación Tecnológica.

Marina, J. (2005). El Misterio de la Voluntad Pérdida (2ª ed.). Anagrama.

Martínez, E. (2014). El Modelo de Negocio como base del éxito empresarial: una revisión teórica. [Tesis Doctoral, Universidad de Almería]. Archivo digital. http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/3662/3537_EL%20MODELO%20DE%20NEGOCIO%20COMO%20BASE%20DEL%20EXITO%20EMPRESARIAL-UNA%20REVISION%20TEORICA%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Mckerchar, M. & Evans, C. (2009). Sustaining Growth in Developing Economies through Improved Taxpayer Compliance: Challenges for Policy Makers and Revenue Authorities. eJournal of Tax Research 7(2). 171-201. https://www.business.unsw.edu.au/research-site/publications-site/ejournaloftaxresearch-site/Documents/full_edition_v7n2.pdf

Organization for Economic Cooperation and Development – OECD. (2018, October 10). Entrepreneurship at a Glance Highlights 2018. https://www.oecd.org/sdd/business-stats/EAG-2018-Highlights.pdf

Organization for Economic Cooperation and Development – OECD. (2021). Corporate Tax Statistics (3rd. ed.). https://www.oecd.org/tax/tax-policy/corporate-tax-statistics-third-edition.pdf

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G. y Smith, A. (2015). Diseñando la propuesta de valor. Cómo crear los productos y servicios que tus clientes están esperando (1ª ed.). Deusto.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G. y Smith, A. (2011). Generación de Modelos de Negocio. Un manual para visionarios, revolucionarios y retadores (1ª ed.). Deusto.

Prim, A. (s.f.). Lienzo Lean Canvas explicado paso a paso y con ejemplos. https://innokabi.com/lienzo-lean-canvas-el-lienzo-de-los-emprendedores/

Ruppel, E. (2019). La dura realidad del emprendimiento en una economía global. El trabajo en la era de los datos. Colección BBVA Openmind, (12), 74-82. https://www.bbvaopenmind.com/wp-content/uploads/2020/02/BBVA-OpenMind-libro-2020-Trabajo-en-la-Era-de-los-Datos.pdf Stagars, M. (2015). University startups and spin-offs. Guide for Entrepreneurs in Academia. Apress.

Steiner, R. (2020). Cultivating “Omani Ambitions”: Entrepeneurship, distributive labor, and the temporalities of diversification in the Arab Gulf. Economic Anthropologic 7(1), 80-92. https://doi.org/10.1002/sea2.12163

Sutherland, J. (2015). SCRUM: el nuevo y revolucionario modelo organizativo que cambiará tu vida (1ª ed.). Editorial Planeta.

The World Bank. (2020). Doing Business 2020. Comparing Business Regulation in 190 Economies. https://documents1.worldbank.org/curated/en/688761571934946384/pdf/Doing-Business-2020-Comparing-Business-Regulation-in-190-Economies.pdf

Travaglini, M. (2017, 15 de marzo). Métricas Clave para Startups. Descubre lo mejor de nuestro aprendizaje sobre HubSpot, Marketing y Ventas. https://www.digifianz.com/academy/metricas-clave-para-startups

Tunčikienė, Ž. & Drejeris, R. (2015). Assessment of Business Conditions Benevolence: Case of Occupational Safety and Health Services. Journal of Business Economics and Management 18(6). 505-520. https://doi.org/10.3846/16111699.2017.1333524

Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM. (2014). Startups, modelo para una economía emergente y creativa. Revista Digital Universitaria, 15(1), 2-4. http://www.revista.unam.mx/vol.15/num1/art07/index.html

Valdés, L. (2009). El dado de 7 caras. Guía e inspiración para encontrar oportunidades innovadoras de negocio. Plataforma Editorial. Valencia, R. (2016). El fracaso en startups tecnológicas en México. Failure Institute – Fuchup Nights. https://thefailureinstitute.com/wp-content/uploads/2016/09/Tech-Startup-Failure-Research-final.pdf

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Aguilar Rodríguez, A. E., Vargas Vega, T. de J., & Hernández Veleros, Z. S. (2023). Canvas de negócios projetuais: Uma ferramenta para desenvolver modelos de negócios de empreendedorismo baseados em ciência e tecnología. Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana De Investigación En Organizaciones, Ambiente Y Sociedad, 13(20), 93–106. https://doi.org/10.33571/teuken.v13n20a5

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)