Conhecimentos e percepções dos alunos da Sala de Aula Virtual da Universidade Nacional do Pilar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33571/teuken.v12n18a11

Palavras-chave:

tecnologia da informação e comunicação (TIC), e-learning, estudante, ensino superior

Resumo

O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) requer uma mudança nas capacidades relacionadas à gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA). O objetivo deste trabalho visa conhecer o nível de conhecimento e percepção dos alunos quanto à utilização do EVA aplicado à Sala de Aula Virtual na plataforma MOODLE. O tipo de estudo foi descritivo, quantitativo e transversal. Um questionário online foi aplicado a 347 alunos. Verificou-se que apenas 40% possuem alto domínio do uso dos aplicativos acadêmicos utilizados; que o sinal de internet é muito escasso, o problema para a compra de uso de dados, entre outros. Falta que professores e alunos sejam treinados no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Métricas do artigo

 Resumo: 508  PDF (Español (España)): 160 

Métricas PlumX

Biografia do Autor

Dominga Elsa Velázquez, Universidad Nacional de Pilar

Licenciada en Ciencias de la Educación, Magíster en Ciencias de la Educación con énfasis en Ciencias de la Educación y Doctora en Educación. Docente de la Facultad de Ciencias Contables Administrativas y Económicas y de la Facultad de Ciencias Agropecuarias y Desarrollo Rural de la Universidad Nacional de Pilar. Par evaluadora y Docente investigadora, integrante del Grupo de Investigación de la UNP.

Néstor Samuel Torres Velázquez, Universidad Nacional de Pilar

Licenciado en Análisis de Sistemas de Producción. Docente en la Facultad de Ciencias Contables Administrativas y Económicas, Facultad Politécnica y Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Pilar. Investigador Integrante de Comité de Autoevaluación y del Grupo de Investigación CONACYT de la República del Paraguay, en desarrollo de aplicaciones COVIDTracker y AlertCOVID-19.

Referências

Benítez, G. (2007). NTICs, Interacción y Aprendizaje en la Universidad. [Tesis de doctorado, Universitat Rovira I Virgili]. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/8929/portadaindice.pdf?sequence=36&isAllowed=y

Cabrol, M. (2019). Nuevas formas de enseñar y de aprender. En Mateo, M. y Rucci, G. El Futuro ya está aquí. Habilidades transversales en América Latina y el Caribe, en el siglo XXI (107-220). Banco Internamericano de Desarrollo. https://publications.iadb.org/es/el-futuro-ya-est%C3%A1-aqui-habilidades-transversales-de-america-latina-y-el-caribe-en-el-siglo-xxi

Decoud, C. (2020). Uso de las Tic en el aula con enfoque CTS. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. https://cts.conacyt.gov.py/course/index.php?categoryid=26

Ministerio de Ciencia y Tecnología de España. (s/f). Sociedad de la Información en el siglo XXI: un requisito para el desarrollo. Buenas prácticas y lecciones aprendidas. Gobierno de España. https://www.itu.int/net/wsis/stocktaking/docs/activities/1103547250/sociedad-informacion-sigloxxi-es.pdf

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6a ed.). McGraw-Hill/Interamericana Editores, S.A.

Lanuza, F., Rizo, M. & Saavedra, L. (2018). Uso y aplicación de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Científica de FAREM-Estelí. Medio ambiente, tecnología y desarrollo humano, (25). 16-30. https://doi.org/10.5377/farem.v0i25.5667

Navarro, E. & Barrios, S. (2016). Las competencias digitales en la educación superior. EduDoc - Centro de Documentación sobre Educación. http://quijote.biblio.iteso.mx/catia/edudocdc/cat.aspx?cmn=download&ID=328&N=1

Consejo Nacional de Educación Superior. (2020). CONES. Gobierno Nacional de Paraguay. http://www.cones.gov.py/educacion-superior-del-paraguay-en-tiempos-de-covid-19/

UNESCO. (2013). Enfoques estratégicos de las TICs sobre Educación en América Latina y el Caribe. OREAL/UNESCO. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Elsa Velázquez, D., & Torres Velázquez, N. S. (2021). Conhecimentos e percepções dos alunos da Sala de Aula Virtual da Universidade Nacional do Pilar. Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana De Investigación En Organizaciones, Ambiente Y Sociedad, 12(18), 219–234. https://doi.org/10.33571/teuken.v12n18a11

Edição

Seção

Artículos