Conhecimentos e percepções dos alunos da Sala de Aula Virtual da Universidade Nacional do Pilar
DOI:
https://doi.org/10.33571/teuken.v12n18a11Palavras-chave:
tecnologia da informação e comunicação (TIC), e-learning, estudante, ensino superiorResumo
O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) requer uma mudança nas capacidades relacionadas à gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA). O objetivo deste trabalho visa conhecer o nível de conhecimento e percepção dos alunos quanto à utilização do EVA aplicado à Sala de Aula Virtual na plataforma MOODLE. O tipo de estudo foi descritivo, quantitativo e transversal. Um questionário online foi aplicado a 347 alunos. Verificou-se que apenas 40% possuem alto domínio do uso dos aplicativos acadêmicos utilizados; que o sinal de internet é muito escasso, o problema para a compra de uso de dados, entre outros. Falta que professores e alunos sejam treinados no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Métricas do artigo
Resumo: 508 PDF (Español (España)): 160Métricas PlumX
Referências
Benítez, G. (2007). NTICs, Interacción y Aprendizaje en la Universidad. [Tesis de doctorado, Universitat Rovira I Virgili]. https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/8929/portadaindice.pdf?sequence=36&isAllowed=y
Cabrol, M. (2019). Nuevas formas de enseñar y de aprender. En Mateo, M. y Rucci, G. El Futuro ya está aquí. Habilidades transversales en América Latina y el Caribe, en el siglo XXI (107-220). Banco Internamericano de Desarrollo. https://publications.iadb.org/es/el-futuro-ya-est%C3%A1-aqui-habilidades-transversales-de-america-latina-y-el-caribe-en-el-siglo-xxi
Decoud, C. (2020). Uso de las Tic en el aula con enfoque CTS. Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. https://cts.conacyt.gov.py/course/index.php?categoryid=26
Ministerio de Ciencia y Tecnología de España. (s/f). Sociedad de la Información en el siglo XXI: un requisito para el desarrollo. Buenas prácticas y lecciones aprendidas. Gobierno de España. https://www.itu.int/net/wsis/stocktaking/docs/activities/1103547250/sociedad-informacion-sigloxxi-es.pdf
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2014). Metodología de la Investigación (6a ed.). McGraw-Hill/Interamericana Editores, S.A.
Lanuza, F., Rizo, M. & Saavedra, L. (2018). Uso y aplicación de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Científica de FAREM-Estelí. Medio ambiente, tecnología y desarrollo humano, (25). 16-30. https://doi.org/10.5377/farem.v0i25.5667
Navarro, E. & Barrios, S. (2016). Las competencias digitales en la educación superior. EduDoc - Centro de Documentación sobre Educación. http://quijote.biblio.iteso.mx/catia/edudocdc/cat.aspx?cmn=download&ID=328&N=1
Consejo Nacional de Educación Superior. (2020). CONES. Gobierno Nacional de Paraguay. http://www.cones.gov.py/educacion-superior-del-paraguay-en-tiempos-de-covid-19/
UNESCO. (2013). Enfoques estratégicos de las TICs sobre Educación en América Latina y el Caribe. OREAL/UNESCO. http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Santiago/images/ticsesp.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dominga Elsa Velázquez, Néstor Samuel Torres Velázquez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.