Usos da internet e riscos. Uma visão da formação de estudantes, pais e professores.
DOI:
https://doi.org/10.33571/teuken.v9n12a8Palavras-chave:
formação de professores, os riscos de ti, internet e seus usoResumo
Para descrever a formação de alunos, pais e professores do Ensino Médio Geral no uso da Internet e seus riscos, foi desenvolvido e aplicado um questionário no “Liceo Bolivariano Alberto Carnevali” do município Libertador de Mérida, Venezuela. Para sua validade e con abilidade permitido saber que há uma baixa formação dos entrevistados sobre o tema dos riscos informáticos; estando exposto a informações não con áveis, navegue dispersão e contato com desconhecidos. Na pesquisa é relevante saber que não há conformidade com as orientações propostas pelo Estado no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e da Internet como eixo integrando, dando lugar a linhas de trabalho para implementar programas para o uso adequado e consciente dessas ferramentas.Métricas do artigo
Resumo: 720 PDF (Español (España)): 464Métricas PlumX
Referências
ALBERO, Magdalena (2002). Adolescentes e Internet. Mitos y realidades de la sociedad de la información. En: Revista de Estudio de Comunicación N° 13. Barcelona: Universidad Autónoma de Barcelona. Pp. 35-42.
CONATEL (2016). Informe de las cifras del sector telecomunicaciones. IV trimestre 2016. Disponible en Internet: http://www.conatel.gob.ve/informe-cifras-del-sector-cuarto-trimestre-2015/ Consultado 15.04.16.
ESPAÑA, Carmelo (2010). TIC: seguridad e Internet en la Educación. Disponible en Internet: http://www.eumed.net/libros/2011d/1051/index.htm Consultado 04.10.12.
HERNÁNDEZ, Rafael (2002). Contribuciones al análisis estadístico: coeficiente Cvp y Cvc. 1ª ed. Mérida: Universidad de Los Andes –
IESINFO (Instituto de Estudios en Informática). 114 pp.
HIRALDO, Reyna (2009). Uso educativo de Internet en las instituciones de educación superior de la provincia de Santiago de los Caballeros, de la República Dominicana (Tesis doctorado). Universidad Estatal a Distancia, República Dominicana.
MÁRQUEZ, Neila Karina y MOUSALLI-KAYAT, Gloria María. (2013). Formación de estudiantes, padres y docentes en relación al uso de Internet y sus riesgos. (Tesis de Maestría). Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela.
SPIGEL, Alejandro (Coord). (2007). Nuevas tecnologías, saberes, amores y violencia: construcción de identidades dentro y fuera de la escuela. Buenos Aires: Novedades Educativas. 265 pp.
VENEGAS, María (2004). El concepto pedagógico “Formación” en el universo semántico de la educación. En: Revista Educación N° 28. San José: Universidad de Costa Rica. pp. 13-28. Disponible en Internet: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44028202. Consultado 23.10.12
VENEZUELA. Instituto Nacional de Tecnología de la Comunicación (2009). Estudio sobre hábitos seguros en el uso de las TIC por niños y adolescentes y E-confianza de sus padres. Disponible en Internet: http://aui.es/IMG/pdf_estudio_habitos_seguros_menores_y_econfianza_padres_versionfinal_accesible_inteco.pdf Consultado 20.12.10
VENEZUELA. Canaima Educativo. (2016). Disponible en Internet: http://www.canaimaeducativo.gob.ve Consultado 01.06.16
VENEZUELA. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. (2009). Gaceta Oficial N° 5,453 de 2012. Caracas: art. 108 y 110
VENEZUELA. República Bolivariana de Venezuela. (2000). Gaceta Oficial N° 36.955 de 2000. Caracas: Decreto 825, art. 1, 5, 8
VENEZUELA. Asamblea Nacional de la República Bolivariana de Venezuela. (2001). Gaceta Oficial N° 37.131 de 2001. Caracas: art. 6,26
VENEZUELA. Asamblea Nacional de la República Bolivariana de Venezuela (2009). Gaceta Oficial N° 5.929 de 2009. Caracas: art. 3, 4
VENEZUELA. Asamblea Nacional de la República Bolivariana de Venezuela. (2000). Gaceta Oficial N° 36.920 de 2000. Caracas: art. 5, 12
VENEZUELA. Ministerio del Poder Popular para la Educación. (2006). Plan de formación docente “Uso Educativo de las Tecnologías de la Información y la Comunicación 2007-2013”. Caracas.