Estratégias de inovação na gestão do setor de Mipmes do distrito de Santa Marta, Colômbia

Autores

  • Zoraima Aurelia Donawa Torres Instituto Universitario de Tecnología de Cabimas
  • Eugenia Cristina Morales Martínez Universidad de Magdalena

DOI:

https://doi.org/10.33571/teuken.v10n14a7

Palavras-chave:

inovação, gestão, estratégias de inovação

Resumo

O Objetivo da investigação, foi a identificação de estratégias de gestão do setor Mipyme de Santa Marta, Colômbia. Estudaram-se bases teóricas dos autores Ohmae, Robert, David y Martínez. A metodologia baseou-se no paradigma de investigação positivista. Para a recolha de dados elaborou-se um questionário, validado por expertos, aplicado a uma população de 40 empregados, resultando na aplicação de estratégias de inovação ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, tradicional y oportunista ou de nicho, concluindo que o comportamento gerencial reflete a preocupação em obter uma liderança técnica, não se assumem riscos para a inovação, se busca ganha vantagem dos erros dos outros, não comprar tecnologia existente, vende seus productos sem cambiá-los, melhora de processos operativos e identifica oportunidades no mercado, demostrando total apoio à competência regional.

Métricas do artigo

 Resumo: 842  PDF (Español (España)): 601 

Métricas PlumX

Referências

DAFT, Richard. (2011). Teoría y Diseño Organizacional. Ciudad de Méjico: Cengage Learning Editores.

DAVID, Fred. (2003). Administración Estratégica. Ciudad de Méjico: Editorial Pearson Educación.

DAVID, Fred. (2013). Conceptos de Administración Estratégica. Ciudad de Méjico: Editorial Pearson Educación.

DRUCKER, Peter. (2002). De líder a líder. Ciudad de Méjico: Ediciones Granica.

FERNÁNDEZ, Esteban. (2005). Estrategia de innovación. Madrid: Thomson Editores.

GONZÁLEZ, Javier. (2011). Manual de transferencia de tecnología y conocimiento. Ciudad de Méjico: Instituto de transferencia de tecnología y conocimiento.

HIDALGO, Antonio. (2002). La gestión de la innovación y la tecnología en las organizaciones. Madrid: Ediciones Pirámide.

HITT, Michael. DE LARA CHOY, María Isabel. (2006). Administración. Ciudad de Méjico: Pearson Educación.

JONES, Gareth y GEORGE, Jennifer. (2010). Administración contemporánea. Ciudad de Méjico: Editorial McGraw-Hill Interamericana.

MARTÍNEZ, Lorena. (2006). Gestión del cambio y la innovación en la empresa. Un modelo para la innovación empresarial. Ideas propias. Vigo: Editorial S.L.

MORRISEY, George. (1996). Pensamiento Estratégico. Ciudad de Méjico: Editorial Prentice Hall.

OHMAE, Kenichi. (2007). La Mente del Estratega. Ciudad de Méjico: Mc Graw Hill Interamericana.

ROBBINS, Stephen y JUDGE, Timothy. (2009). Comportamiento Organizacional. Ciudad de Méjico: Pearson Educación.

ROBBINS, Stephen y JUDGE, Timothy. (2013). Comportamiento Organizacional. Ciudad de Méjico: Editorial Pearson.

ROBERT, Michel. (2006). El Nuevo Pensamiento Estratégico. Ciudad de Méjico: Editorial Mc Graw Hill Interamericana.

SERNA, Humberto. (2006). Gerencia Estratégica. Bogotá: Editorial Panamericana.

TARAPUEZ, Edwin, GUZMÁN, Beatriz y PARRA, Ramiro. (2016). Estrategia e innovación en las MiPyME colombianas ganadoras del premio Innova 2010-2013. En: Estudios Gerenciales, N° 32. Cali: Universidad Icesi.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Donawa Torres, Z. A., & Morales Martínez, E. C. (2019). Estratégias de inovação na gestão do setor de Mipmes do distrito de Santa Marta, Colômbia. Teuken Bidikay - Revista Latinoamericana De Investigación En Organizaciones, Ambiente Y Sociedad, 10(14), 157–170. https://doi.org/10.33571/teuken.v10n14a7

Edição

Seção

Artículos