Caracterização dos empreendedores e empreendedores do sector turístico de Esquel, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.33571/teuken.v10n15a7Palavras-chave:
empreendedorismo, cultura empreendedora, empreendedor turístico, motivaçõesResumo
O objetivo do artigo é caracterizar os empreendedores e empresários do setor de turismo em Esquel, Argentina, a partir de uma perspectiva empreendedora. Baseia-se na hipótese de que a maioria das empresas são PMEs familiares com baixo potencial de crescimento. Para o desenvolvimento metodológico foi aplicado um survey semiestruturado a uma amostra de empreendedores do setor turístico, representativos do total e caracterizados como estilo de vida, que são aqueles que buscam atingir seu desenvolvimento pessoal ao invés de desenvolver empreendimentos dinâmicos, pois seu objetivo final é sustentar estilo de vida determinado. A maioria das empresas é familiar, pequena e média, que trabalha em pequena escala para se sustentar no mercado.Métricas do artigo
Resumo: 567 PDF (Español (España)): 416Métricas PlumX
Referências
ARGENTINA. Senado y Cámara de Diputados de la Nación Argentina. (2014). Ley Nacional de Turismo 25.997. Buenos Aires.
ATELJEVIC, Irena y DOORNE, Stephen. (2000). ‘Staying Within the Fence': Lifestyle Entrepreneurship. Tourism, Journal of Sustainable Tourism, Vol. 8, No. 5. Pp. 378-392.
ATELJEVIC, Jovo. (2009). Tourism Entrepreneurship and Regional Development (pp. 141-179). En: ALTEJEVIC, Jovo et al. (Eds.) Tourism and Entrepreneurship. International Perspectives. Oxford (UK): Elsevier.
ATELJEVIC, Jovo & LI, Lan. (2009). Tourism Entrepreneurship – Concepts and Issues. (pp. 10-32). En: ALTEJEVIC, Jovo et al. (Eds.). Tourism and Entrepreneurship. International Perspectives. Oxford (UK): Elsevier.
CÁMARA DE COMERCIO, PRODUCCIÓN, INDUSTRIA Y TURISMO DEL OESTE DEL CHUBUT (CCPITOCH). (2006). Esquel 100 años. Una Empresa, un siglo. Esquel, Chubut: Cámara de Comercio, Producción, Industria y Turismo, Provincia del Chubut. 151 pp.
CESAR, Ruben, LÓPEZ, Silvia Mabel, RAMÍREZ, María Celeste, FERNÁNDEZ, María Victoria, GAUNA, Mariana, GAJARDO, Rodrigo, DOMÍNGUEZ, Carlos, FELIPE, Jenifer y GARRIDO, Tamara. (2016). Aportes al análisis del proceso emprendedor en el Sector Turístico de Esquel. Ponencia en VII Jornadas Patagónicas de Investigación y II Jornadas Patagónicas de Extensión en Ciencias Económicas. Trabajos de Investigación y Extensión. Memoria digital. Esquel, Chubut: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Disponible en Internet: https://bit.ly/2KRicMd
CHIAVENATTO, Idalberto. (2001). Administración de Recursos Humanos. 5ª ed. Bogotá: Mc Graw Hill. 699 pp.
DEL CASTILLO, Martín, LÓPEZ, Andrés y RAMOS, Daniela. (2013). El fenómeno emprendedor en Argentina: Características, Motivaciones y obstáculos (pp. 123-162). En: KANTIS, H. (Coord.) ¿Emprendimentos dinámicos en américa del sur? La clave es el (eco) sistema. Montevideo (Ur.): Red Mercosur de Investigaciones Económicas.
SUBSECRETARÍA DE CULTURA Y EDUCACIÓN. (2009). Esquel 100 años. Crónicas del primer centenario en el bicentenario de la nación argentina. Esquel, Chubut: Comisión Pro Museo Histórico Esquel. Subsecretaría de Cultura y Educación, Municipalidad de Esquel. 388 pp.
FERNÁNDEZ, María Victoria, CIÁMPOLI, María Cecilia y FELIPE, Jenifer. (2015). Aplicación de la metodología propuesta por la Asociación Argentina de Marketing para la medición del Nivel Socioeconómico de la localidad de Esquel. Ponencia en VI Jornadas Patagónicas de Investigación y I Jornadas Patagónicas de Extensión en Ciencias Económicas. Trabajos de Investigación y Gestión. Memoria digital. Esquel, Chubut: Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Disponible en Internet: https://bit.ly/2xm3rIs
GÁMEZ, Alba Eritrea, ÁNGELES, Manuel y JUÁREZ, Eduardo. (2013). Turismo y emprendedurismo en regiones rurales de México: una crítica al rol del capital social en el desarrollo local. El caso del oasis de los Comondú. Revista de Investigación en Turismo y Desarrollo Local, Vol. 6, No 14. Pp. 1-26. Disponible en Internet: https://bit.ly/2No5g2h Consultado: 05.12.2018.
GARTNER, William. (1988). “Who is an entrepreneur?” Is the wrong question. American Journal of Small Business, Vol. 12, No 4. Pp. 11-32. https://doi.org/10.1177/104225878801200401
KANTIS, Hugo y FEDERICO, Juan. (2007). Crisis y renacimiento emprendedor en la Argentina: evidencias y algunos interrogantes. Boletín informativo Techint, No 322. Pp.13-28. Disponible en Internet: https://bit.ly/2FLSJQa Consultado: 07.08.2018.
LEBENDIKER, Adrián Leonardo. (2013). Emprender, ¿sí o no? Cómo conocer el propio potencial emprendedor (pp. 11-28). En: SVARZMAN, Gustavo (Coord.). Claves para emprendedores: conceptos básicos para planificar y desarrollar tu proyecto. Buenos Aires (Arg.): Ministerio de Desarrollo Económico del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires.
OSTROM, Elinor y AHN, T. K. (2003). Una perspectiva del capital social desde las ciencias sociales: capital social y acción colectiva. Revista Mexicana de Sociología, Vol. 65, No 1. Pp. 155-233.
PARRA, Eduardo y CALERO, Francisco. (2006). Gestión y Dirección de Empresas Turísticas. 2° ed. Madrid: Mc Graw Hill. 545 pp.
ROBBINS, Stephen y JUDGE, Timothy. (2009). Comportamiento Organizacional. 1° ed. Ciudad de Méjico: Pearson Educación. 752 pp.
ROMÁN, Ruth Esperanza y SMIDA, Alí. (2009). El rol del capital social del emprendedor en la expansión exitosa de una start-up. El caso de Hipertexto Ltda. – “La librería de la U”. Estudios Gerenciales, Vol. 25, No 113. Pp. 15-33.
SHANE, Scott, LOCKE, Edwin & COLLINS, Christopher. (2003). Entrepreneurial Motivation. Human Resource Management, Vol.13, No 2. Pp. 257-279. Disponible en Internet: https://bit.ly/323SR7e Consultado: 14.08.2018.
SHAPERO, Albert. (1984). The Entrepreneurial Event (pp. 21-40). En: KENT, Calvin. (Ed.). The environment of entrepreneurship. Lexington: Lexington Books.
SOLVOLL, Solvi, ALSOS, Gry Agnete & BULANOVA, Oxana. (2015). Tourism Entrepreneurship – Review and Future Directions. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, Vol. 15, No 1. Pp. 120-137.
TORRADO, Susana. (1992). Estructura Social de la Argentina: 1945-1983. Buenos Aires: Ediciones de la Flor. 556 pp.
VECIANA, José María. (1999). Creación de empresas como programa de investigación científica. Revista Europea de dirección y economía de empresas, Vol. 8, N° 3. Pp.11-36.